Divulgação dos Acordos Transformativos da CAPES com as editoras para publicação em acesso aberto e sem custo

Criado no dia 11 de novembro de 2000, o Portal de Periódicos da CAPES tem a participação de 448 instituições de ensino e pesquisa, o que representa um potencial de mais de seis milhões de usuários, entre professores, pesquisadores, funcionários e estudantes, com acesso à melhor produção científica internacional. A plataforma tem contribuído para o fortalecimento da pós-graduação no Brasil, a integração da comunidade científica brasileira e a redução de desigualdades no acesso às informações científicas.

Os Acordos Transformativos são uma inovação nos modelos de contratação entre instituições e editoras científicas, projetados para facilitar a transição do acesso por assinatura ao modelo de Acesso Aberto (Open Access). Os Acordos Transformativos visam integrar os custos de assinatura e publicação, promovendo a disseminação de pesquisas científicas de qualidade de maneira mais acessível e sustentável.

De modo geral, os acordos transformativos adaptam as assinaturas já existentes entre as instituições e editoras baseado no Acesso Aberto, por meio do que as instituições denominam como “read and publish”, ou seja, permitem a leitura dos artigos já publicados, assim como a publicação de novos trabalhos de modo aberto. Sendo assim, por meio desses acordos, a comunidade vinculada às instituições podem publicar artigos sem precisar pagar as taxas da editora.

O objetivo é dar visibilidade e promover o acesso à produção científica e tecnológica nacional, além de assegurar a igualdade de oportunidades entre cientistas e garantir a divulgação de pesquisa de qualidade realizada no Brasil.

Esta iniciativa está em consonância com a Portaria n° 120/2024 (link externo) publicada pela CAPES em 30 de abril de 2024, que define as regras de pagamento de Taxas de Processamento de Artigo (Article Processing ChargesAPC, sigla em inglês) para publicações em acesso aberto. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Disseminação de Informação Científica e Tecnológica (Padict), criado em dezembro de 2023, por meio da Portaria n° 275/2023 (link externo). 

O desconto ou isenção de pagamento das taxas de processamento para publicação dos artigos científicos de autores brasileiros acontece a partir de contratos assinados pela CAPES com as seguintes editoras científicas internacionais: Wiley, ACS (Americal Chemical Society), IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers Incorporated) e Royal Society Publishing (RSP). O acordo contempla 260 instituições brasileiras. Veja mais informações neste link (externo) e saiba mais sobre os acordos transformativos da CAPES (link externo) com essas 4 editoras. Vale ressaltar que é necessário verificar quais periódicos dessas editoras estão contemplados nos acordos. Para informações mais detalhadas a respeito do processo de submissão de cada um desses acordos, serão lançadas notícias específicas sobre essas editoras.

Essa ação visa acelerar a pesquisa, não apenas por fornecer acesso aos periódicos relevantes nas áreas temáticas das respectivas editoras, mas também por possibilitar que os autores brasileiros possam expandir a divulgação de suas pesquisas e contribuir para o Movimento da Ciência Aberta.

Lembrando que pode ser solicitado pela CAPES o indicador digital de autoria ORCID do pesquisador responsável pelo artigo. Veja informações no Espaço do Pesquisador no site (link externo) do SIBi.

No Espaço do Pesquisador é possível conferir ainda informações específicas a respeito dos acordos transformativos com as diferentes editoras e dos processos de submissão com mais detalhes, confira neste link (externo). Para mais detalhes sobre cada uma das editoras, você pode consultar:

  • Para saber mais sobre o acordo com a editora Wiley, que abrange conteúdos multidisciplinares e com um alto fator de impacto nas áreas de Biodiversidade, Biofísica, Ecologia, Ciência de Alimentos, dentre outras, acesse este link externo;
  • Para saber mais sobre o acordo com a editora ACS, que abrange conteúdos a respeito da Química e sua interdisciplinaridade em diferentes áreas do conhecimento, acesse este link externo;
  • Para saber mais sobre o acordo com a editora IEEE, que abrange conteúdos a respeito da tecnologia, especialmente da engenharia elétrica e ciência da computação, dentre outras, acesse este link externo;
  • Para saber mais sobre o acordo com a editora RSP, que abrange conteúdos a respeito da Física, Matemática, Engenharias, Biologia, Ciências da Vida e Ciências Sociais, dentre outras, acesse este link externo.


Para mais orientações, entre em contato com a Divisão de Tecnologia e Difusão da Informação (DiTDI) do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi-UFSCar) por meio do e-mail: tecnologia.sibi@ufscar.br.

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais