CAPES possui acordo transformativo com a editora Wiley para publicações sem custos editoriais
A editora Wiley compreende em seu portfólio uma série de sociedades científicas e possui uma ampla coleção científica multidisciplinar, cobrindo mais de 100 áreas do conhecimento. Dentre elas, cerca de 25 possuem publicações com um alto fator de impacto em áreas como Biodiversidade, Biofísica, Ecologia, Ciência de Alimentos, dentre outras.
A CAPES e a Wiley estabeleceram um acordo transformativo, que se caracteriza enquanto modelos de contratação entre instituições e editoras científicas, que visam substituir gradualmente o acesso por assinatura pelo Acesso Aberto, integrando os custos de leitura e publicação em um único contrato. Baseados no modelo “read and publish”, eles permitem que as instituições continuem acessando artigos já publicados e, ao mesmo tempo, publiquem novos trabalhos em acesso aberto, sem que os autores precisem pagar taxas, favorecendo a disseminação sustentável e acessível da produção científica.
Para que o artigo seja elegível para publicação nesse formato, é necessário que o autor correspondente seja afiliado às instituições previstas no acordo, como a UFSCar. É importante que o nome da instituição - UFSCar e o e-mail institucional do autor correspondente estejam corretos, porque é por meio dessas informações que o vínculo será confirmado.
O acordo com a editora Wiley cobre as publicações em mais de mil periódicos científicos, denominados Periódicos Wiley Híbridos e descritos nesta lista (link externo). Dentre eles, destacamos alguns que possuem um alto Fator de Impacto, tais como: Advanced Materials, Advanced Functional Materials e Advanced Energy Materials, da área de Ciência de Materiais; Reviews of Geophysics, da área de Física Ambiental; European Journal of Heart Failure, da Medicina e Angewandte Chemie, da Química. Periódicos que não estão descritos na referida lista não estão cobertos pelo acordo.
Para publicação por meio do convênio nos periódicos publicados pela Wiley, é necessário:
- Submeter o artigo normalmente por meio do sistema de gerenciamento editorial da revista (como o ScholarOne ou Wiley’s Research Exchange) solicitando, já nesse momento, que o artigo seja publicado em acesso aberto. Para ser elegível para o acordo é necessário que o autor responsável pelo artigo seja filiado a uma instituição coberta pelo acordo, como a UFSCar, ou ser egresso há no máximo cinco anos (como o caso de pesquisadores que realizaram Pós-doutorado na instituição, por exemplo);
- Após a revisão por pares e retorno da aprovação do artigo, é necessário acessar a plataforma de autores da editora (link externo) e, ao gerenciar seu artigo aceito, buscar por uma mensagem da CAPES e selecionar “Select Open Access";
- Confirme os dados solicitados, como financiadores e afiliação, e dê o consentimento para a publicação em acesso aberto;
- Caso todos os dados estejam corretos, você receberá um e-mail confirmando a publicação. Mais detalhes na página do acordo com a editora (link externo).
Todo esse processo pode ser verificado em imagens por meio desse tutorial (link externo) ou, de modo resumido, neste infográfico (link externo).
É importante destacar que, ao escolher esse formato de publicações por meio do acordo transformativo, o artigo ficará disponível de modo aberto, podendo ser acessado, lido e realizado o download por qualquer pessoa. Além disso, a CAPES recomenda fortemente que seja informado o indicador digital de autoria ORCID do pesquisador responsável pelo artigo. A falta dessa informação pode causar atraso ou negativa da publicação via acordo. Veja informações a respeito do ORCID no Espaço do Pesquisador no site do SIBi (link externo).
Para mais orientações a respeito dos acordos transformativos da CAPES, entre em contato com a Divisão de Tecnologia e Difusão da Informação (DiTDI) do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi-UFSCar) pelo e-mail: tecnologia.sibi@ufscar.br.