CAPES possui acordo transformativo com os periódicos da ACS para publicações sem custos editoriais
A American Chemical Society (ACS) é considerada umas das principais associações científicas do mundo e possui destacada relevância no âmbito da Química e toda a interdisciplinaridade em diferentes áreas do conhecimento desse campo. Com mais de 150 anos, os periódicos publicados pela editora estão entre os mais citados na área da Química, de acordo com o Journal Citation Reports (JCR) da Clarivate e estão disponíveis por meio do Portal de Periódicos da CAPES.
A CAPES e a ACS estabeleceram um acordo transformativo, que se caracteriza enquanto modelos de contratação entre instituições e editoras científicas que visam substituir gradualmente o acesso por assinatura pelo Acesso Aberto, integrando os custos de leitura e publicação em um único contrato. Baseados no modelo “read and publish”, eles permitem que as instituições continuem acessando artigos já publicados e, ao mesmo tempo, publiquem novos trabalhos em acesso aberto sem que os autores precisem pagar taxas, favorecendo a disseminação sustentável e acessível da produção científica.
Para que o artigo seja elegível para publicação nesse formato, é necessário que o autor correspondente seja afiliado às instituições previstas no acordo, como a UFSCar. É importante que o nome da instituição - UFSCar e o e-mail institucional estejam corretos, porque é por meio dessas informações que o vínculo será confirmado.
O acordo firmado entre a CAPES e a ACS é o maior em cobertura, uma vez que a única exceção da cobertura são os periódicos da coleção ACS Central Science, que já possuem a leitura e publicações gratuitas por meio do Acesso Aberto Diamante. Todos os outros periódicos da ACS possuem cobertura total por meio do APC, o que inclui revistas como Journal of the American Chemical Society, Chemical Reviews e ACS Applied Materials & Interfaces. Mais informações e os periódicos da ACS encontram-se neste link (externo).
O processo de submissão em acesso aberto à ACS deve seguir alguns passos:
- É necessário que o autor correspondente possua vínculo com a instituição e esse vínculo seja confirmado no perfil cadastrado no sistema de submissão “ACS Publishing Center” e no corpo do manuscrito submetido;
- Após a revisão por pares e aceite do artigo, o autor irá receber de modo automático a opção de publicar em acesso aberto e o pesquisador deve confirmar a opção “Yes, I wish to publish open access as per the agreement”;
- Deve-se preencher o “Journal Publishing Agreement”. Autores que optarem pela publicação em um periódico totalmente de acesso aberto, como os da coleção ACS Central Science, não terão que realizar essa etapa;
- A CAPES receberá um pedido de cobertura do APC e, após a revisão da instituição e confirmação da elegibilidade do autor, o pedido é aprovado e o autor recebe um e-mail com essa confirmação.
Lembrando que pode ser solicitado pela CAPES o indicador digital de autoria ORCID do autor correspondente do artigo. Acesse informações sobre o ORCID no Espaço do Pesquisador no site (link externo) do SIBi.
Neste vídeo (link externo) é possível visualizar a navegação na página de suporte do “Journal Publishing Agreement” e outros detalhes de como publicar seu artigo em acesso aberto por meio do acordo transformativo. Nesse tutorial (link externo), você pode também visualizar os processos para submissão de artigos em acesso aberto nos periódicos da editora. Todo esse processo também pode ser verificado em imagens por meio desse tutorial (link externo).
Importante destacar ainda que os artigos publicados em acesso aberto serão automaticamente encaminhados para depósito no PubMed Central e espelhados no Europe PMC. Além disso, a editora afirma que essas publicações estão livres para serem publicadas no repositório institucional a qual sua pesquisa está vinculada.
Para mais orientações, entre em contato com a Divisão de Tecnologia e Difusão da Informação (DiTDI) do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi-UFSCar) pelo e-mail: tecnologia.sibi@ufscar.br.