CAPES possui acordo transformativo com a editora IEEE para publicações sem custos editoriais
A editora Institute of Electrical and Electronic Engineers Incorporated (IEEE) é reconhecida no âmbito da tecnologia, especialmente da engenharia elétrica, eletrônica e ciência da computação, sendo responsável pela publicação de periódicos como IEEE Access, Proceedings of the IEEE, IEEE Transactions on Neural Networks and Learning Systems e IEEE/ACM Transactions on Networking.
A CAPES e a IEEE estabeleceram um acordo transformativo, que se caracteriza enquanto modelos de contratação entre instituições e editoras científicas, que visam substituir gradualmente o acesso por assinatura pelo Acesso Aberto, integrando os custos de leitura e publicação em um único contrato. Baseados no modelo “read and publish”, eles permitem que as instituições continuem acessando artigos já publicados e, ao mesmo tempo, publiquem novos trabalhos em acesso aberto, sem que os autores precisem pagar taxas, favorecendo a disseminação sustentável e acessível da produção científica.
Para que o artigo seja elegível para publicação nesse formato, é necessário que o autor correspondente seja afiliado às instituições previstas no acordo, como a UFSCar. Os artigos podem ser do tipo paper, de revisão, breve, como convidado ou um levantamento e todos os materiais aceitos para publicação até outubro de 2027 estão elegíveis para publicação em formato aberto. A CAPES recomenda que a licença Creative Commons CC BY 4.0 seja atribuída ao artigo.
É importante que o nome da instituição - UFSCar e o e-mail institucional estejam corretos, porque é por meio dessas informações que o vínculo será confirmado. Caso o artigo seja aceito, um correspondente na CAPES será informado para confirmar a participação no acordo, e, posteriormente, será enviado um e-mail ao autor confirmando a publicação por meio do acordo. Acesse a relação dos periódicos do IEEE (link externo) e mais informações neste link (externo).
Importante destacar que não estão cobertas pelo acordo as taxas de comprimento excessivo do artigo e nem taxas de cores, que serão cobradas dos autores separadamente.
Lembrando que pode ser solicitado pela CAPES o indicador digital de autoria ORCID do autor correspondente do artigo. Acesse informações no Espaço do Pesquisador no site (link externo) do SIBi.
Para mais orientações, entre em contato com a Divisão de Tecnologia e Difusão da Informação (DiTDI) do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi-UFSCar) pelo e-mail: tecnologia.sibi@ufscar.br.