Coleção de Dados de Pesquisa

A Coleção de Dados de Pesquisa do Repositório Institucional da UFSCar (RI UFSCar), lançada em dezembro de 2019, tem como escopo organizar, armazenar, preservar e disseminar em acesso aberto os dados de pesquisa referentes às pesquisas científicas produzidas na UFSCar. Ela é resultado de uma iniciativa liderada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em conjunto com universidades públicas e institutos de pesquisa do Estado de São Paulo (ZIEGLER, 2019).

O depósito de dados na coleção pode ser realizado por pessoas com vínculo na instituição, desde que o depositante seja o autor, ou um dos autores, do conjunto de dados, por meio da modalidade de autodepósito. As orientações para o autodepósito de Dados de Pesquisa estão disponíveis no Manual de autodepósito de Dados de Pesquisa do RI UFSCar.

A coleção de Dados de Pesquisa está separada em duas subcoleções: Dados de Pesquisa UFSCar e Projetos Temáticos FAPESP. A subcoleção Dados de Pesquisa UFSCar é destinada ao depósito de todos os tipos de dados brutos de pesquisa ou projetos dos docentes da instituição. 

A subcoleção Projetos Temáticos FAPESP é destinada aos dados de pesquisa vinculados aos projetos temáticos financiados pela FAPESP que têm participação de docentes da UFSCar. Os dados depositados nessa subcoleção também são recuperados pelo Metabuscador de Dados de Pesquisa da FAPESP.

O que são dados de pesquisa?

Os dados de pesquisa, ou dados científicos ou dados científicos de pesquisa, são evidências geradas ou coletadas no decorrer do desenvolvimento de uma pesquisa para validá-la.

Esses dados podem ser do tipo numérico, descritivo ou visual e estarem disponíveis em diferentes suportes, como textos, tabelas, cadernos de campo, fotografias, protocolos, objetos tridimensionais, amostras etc.

Seja no formato digital ou físico, os dados científicos de pesquisa são importantes não somente para a pesquisa a qual estão relacionados, mas também para fomentar e/ou alimentar novas pesquisas. Para isso é importante que desde sua concepção, os dados sejam organizados visando o seu futuro compartilhamento.

Compartilhamento de dados de pesquisa

Conforme lembram Torino, Roa-Martínez e Vidotti (2020), até o início do século XXI, boa parte dos dados de pesquisa tinham como responsáveis pela gestão, armazenamento e preservação os próprios pesquisadores. Isso limitava o acesso aos dados que subsidiaram uma pesquisa, que, muitas vezes, acabavam esquecidos.

Com isso, dados que poderiam ter embasado muitas pesquisas eram subutilizados, gerando, portanto, retrabalho para uma nova coleta e produção dos mesmos dados, além dos custos envolvidos.

Visando o Acesso Aberto e, consequentemente, o avanço da Ciência, o compartilhamento dos dados vem sendo cada vez mais incentivado, possibilitando seu reuso e trazendo transparência a forma como a Ciência é desenvolvida. Isso significa que é importante que os dados estejam disponíveis em uma plataforma e em um formato de fácil acesso.

O depósito dos dados em repositórios de dados, sejam institucionais (como o RI UFSCar) ou externo (como o Zenodo ou Figshare), é a melhor forma de armazenar e preservar, e, principalmente, para disponibilizar e disseminar os dados produzidos no decorrer de uma pesquisa.
É relevante realizar de forma eficaz a gestão dos dados de pesquisa, sendo indicado que o pesquisador elabore um Plano de Gestão de Dados, garantindo que os dados de pesquisa sejam gerenciados e compartilhados, propiciando também maior benefício para o avanço científico e tecnológico.

Plano de Gestão de Dados (PGD)

O Plano de Gestão de Dados (PGD), ou Data Management Plan (DMP), é um documento formal que descreve os dados produzidos durante um projeto de pesquisa e detalha estratégias de gerenciamento de dados que serão implementadas durante e após a fase de desenvolvimento do projeto de pesquisa.

O PGD também prevê detalhadamente todos os aspectos do gerenciamento de dados que ocorrerão durante todo o ciclo de vida dos dados da pesquisa, quando os dados estiverem sendo coletados, organizados, documentados, compartilhados e preservados.

Segundo o Digital Curation Centre (2022), são perguntas que orientam a construção de um PGD:

  • Quais dados você coletará ou criará?
  • Como os dados serão coletados ou criados?
  • Que documentação e metadados acompanharão os dados?
  • Como você administrará qualquer questão ética?
  • Como você irá gerenciar os direitos autorais e os direitos de propriedade intelectual?
  • Como os dados serão armazenados durante a pesquisa?
  • Como você irá gerenciar o acesso e a segurança?
  • Quais dados deverão ser mantidos, compartilhados e preservados?
  • Qual será o plano de preservação a longo prazo para o conjunto de dados?
  • Como você irá compartilhar os dados?
  • Serão necessárias restrições ao compartilhamento de dados?
  • Quem será responsável pelo gerenciamento de dados?
  • Quais recursos você precisará para implementar seu plano?

O Plano de Gestão de Dados vem se tornando componente obrigatório na fase de submissão de projetos de agências de fomento, sendo que cada agência de fomento à pesquisa possui critérios específicos para o gerenciamento de dados. Por exemplo, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), desde outubro de 2017, é exigido um Plano de Gestão de Dados. É possível encontrar mais instruções no site da FAPESP.

Existem ferramentas online que ajudam a gerar um PGD, orientando o pesquisador por meio de perguntas em questionários, como a DMPTool. Nela também são disponibilizados modelos de PGD de diferentes agências de fomento e áreas do conhecimento, para as mais diversas áreas do conhecimento.


Como usar a DMPTool

O DMPTool é uma ferramenta gratuita destinada para a criação e gerenciamento de Planos de Gestão de Dados (PGD). Para criar uma conta na DMPTool:

  1. Acesse o site do DMPTool, em Sign in / Sign up informe seu e-mail @ufscar > clique em Continue

  2. Em New Account Sign Up, informe seus dados. Caso não esteja usando um e-mail institucional, informe a sua instituição. Para a criação do perfil com a indicação do vínculo institucional informe o seu e-mail@ufscar. Selecione a caixa de seleção em I accept the terms and conditions e clique em Sign up.

Para fazer o login no DMPTool:

  1. Acesse o site do DMPTool, em Sign in / Sign up informe o e-mail @ufscar e clique em Continue

  2. Em Sign in informe a senha de acesso cadastrada previamente e clique em Sign in

Para criar seu PGD, clique em Create plan (ou Criar plano). Siga as instruções apresentadas no formulário sobre o seu projeto de pesquisa e escolha o modelo de PGD.

Para saber mais sobre a gestão de dados de pesquisa e o PGD, acesse o vídeo Por que usar a DMPTool para a gestão de dados de pesquisa? 

Caso tenha dúvida, encaminhe mensagem para a Biblioteca referente ao Campus a qual está vinculado: Biblioteca Campus Araras (ri.bar@ufscar.br), Biblioteca Campus Lagoa do Sino UFSCar (ri.bls@ufscar.br), Biblioteca Campus Sorocaba (ri.bso@ufscar.br) ou Biblioteca Comunitária - Campus São Carlos (ri.bco@ufscar.br).

Referências

DIGITAL CURATION CENTRE. Checklist for a Data Management Plan. DCC, 2022. Disponível em: https://www.dcc.ac.uk/DMPs/checklist. Acesso em: 20 set. 2022.

TORINO, E.; ROA-MARTINEZ, S. M.; VIDOTTI, S. A. B. G. Dados de pesquisa: disponibilização ou publicação? In: SHINTAKU, M.; SALES, L. F.; COSTA, M. (org.). Tópicos sobre dados abertos para editores científicos. São Paulo: ABEC, 2020. p. 183-202. Disponível em: http://ridi.ibict.br/handle/123456789/1072. Acesso em: 12 set. 2022. 

ZIEGLER, M. F. FAPESP lança Rede de Repositórios de Dados Científicos do Estado de São Paulo. Agência FAPESP, São Paulo, 20 de dezembro de 2019. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/fapesp-lanca-rede-de-repositorios-de-dados-cientificos-do-estado-de-sao-paulo/32251/. Acesso em: 20 set. 2022.

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais