Coleção de Artigos
A Coleção de Artigos do Repositório Institucional da UFSCar (RI UFSCar), lançada em 16 de agosto de 2022 no programa Na Pauta #69, tem como escopo organizar, armazenar, disseminar e preservar os artigos publicados em periódicos científicos por pesquisadores vinculados à UFSCar.
O depósito de artigos na coleção pode ser realizado por docentes, pesquisadores, técnicos-administrativos e discentes com vínculo ativo na universidade, por meio da modalidade de autodepósito. As orientações para o autodepósito de artigos estão disponíveis no Manual de autodepósito de Artigos do RI UFSCar.
A Coleção de Artigos facilitará a gestão da produção científica e dará visibilidade aos resultados de pesquisas realizadas pela UFSCar. Também atende às demandas externas, como as estabelecidas pela Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas da FAPESP.
Como consultar as Políticas Editorias de periódicos científicos
O primeiro passo para a submissão de artigos no RI UFSCar é a consulta da política editorial do periódico no qual o artigo está publicado. A política editorial determina quais são as versões do artigo permitidas para a disponibilização em repositórios digitais de acesso aberto. Para isso, consulte o Open policy finder, o DIADORIM, as políticas editoriais do periódico ou entre em contato com o editor do periódico.
Os tipos de versões do artigo liberados pelos periódicos científicos para depósito em acesso aberto são identificados como: a versão preprint, a versão posprint do autor ou a versão posprint do periódico e correspondem às versões obtidas nas diferentes etapas previstas pelos fluxos de submissão de artigos científicos.
O preprint corresponde à versão submetida pelo autor, prévia ao processo de revisão pelos pares do periódico científico. O posprint do autor corresponde à versão aprovada para publicação, que foi avaliada pelos sistema de avaliação do periódico, mas ainda não recebeu a formatação do periódico. O posprint do periódico trata-se da versão final, a qual foi publicada.
Cabe ressaltar que alguns periódicos preveem o depósito de mais de uma das versões de seus artigos, assim como há periódicos que não concedem permissão para depósito em acesso aberto de nenhuma das versões de artigos por ele publicados.
Como consultar as Políticas Editoriais no Open policy finder
O Open policy finder é um diretório mundial que reúne informações sobre as políticas editoriais de periódicos científicos, fornecendo informações como os direitos concedidos aos autores para disponibilizar seus artigos em acesso aberto, a necessidade de embargo do depósito e as recomendações de licenciamento.
Para a consulta de políticas editoriais, acesse o Open policy finder e informe o título ou ISSN do periódico e clique em Search. Caso o periódico esteja cadastrado, na página de resultados, consulte o tópico Journal Policy. A Figura 1 demonstra como interpretar o resultado da pesquisa.
Figura 1 - Resultado de pesquisa Open policy finder
Fonte: Adaptado de JISC (2022).
Versão do artigo: clique na flecha para baixo encontrada ao lado de cada versão e leia as informações nos tipos de versões listados: Published, Accepted ou Submitted. Verifique quais apresentam informações sobre a disponibilização da versão do artigo em acesso aberto.
Published : corresponde às informações de disponibilização em acesso aberto da versão final do artigo, aquela publicada pelo periódico;
Accepted : corresponde às informações de disponibilização em acesso aberto da versão aceita para a publicação, que foi aprovado pelo sistema de revisão pelos pares do periódico (posprint);
Submitted : corresponde às informações de disponibilização em acesso aberto da versão submetida para o periódico, refere-se ao manuscrito original (preprint).
As versões que apresentam Not Permitted, não estão liberadas pelo periódico para serem disponibilizadas. Embargo: leia a informação no campo Embargo. O embargo consiste no período entre o depósito e a liberação do texto para acesso público em repositórios, ficando o conteúdo restrito para acesso até que a data informada esteja vencida. Para periódicos com a informação No Embargo, a versão do artigo poderá ser disponibilizada para acesso imediato em repositórios. Nas versões que necessitam de embargo, será apresentado o período de embargo em meses.
Licenciamento Creative Commons: leia a informação no campo Licence e verifique qual a licença Creative Commons que podem ser atribuídas para a disponibilização da versão do artigo em acesso aberto.
Como consultar as Políticas Editoriais no DIADORIM
O Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras (DIADORIM), de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), disponibiliza informações sobre as políticas editoriais de periódicos brasileiros, considerando o depósito dos artigos em repositórios digitais de acesso aberto.
Para a consulta de políticas editoriais, acesse o DIADORIM e informe o título ou ISSN do periódico no campo de busca. Caso o periódico consultado esteja cadastrado, clique no título listado nos resultados.
Na página que exibe as informações sobre o periódico científico, consulte as permissões para disponibilização de artigos em acesso aberto por meio dos seguintes campos: Permissão de armazenamento e acesso, Prazo para disponibilização de documentos, Tipo de acesso e Licença Creative Commons.
As informações apresentadas nos campos Permissão de armazenamento e acesso determinam qual a versão do artigo é permitida para depósito em repositórios digitais de acesso aberto: preprint, posprint do autor ou postprint da revista.
Os campos Prazo para disponibilização de documentos e Tipo de acesso determinam informações sobre a necessidade de embargo, ou seja, o tempo entre a data de publicação e a liberação do artigo para depósito ou liberação do acesso em repositórios.
O campo Licença Creative Commons apresenta as determinações do periódico quanto ao licenciamento da versão do artigo depositado em repositórios digitais de acesso aberto.
Outros caminhos para consultar as Políticas Editoriais de periódicos científicos
Além do Open policy finder e do DIADORIM, existem outros diretórios de políticas editoriais que podem ser consultados: o Aura com cobertura de periódicos científicos publicados na América Latina e o Dulcinea, com cobertura de periódicos científicos da Espanha.
Para os casos dos periódicos não localizados nos diretórios de políticas editoriais, é recomendado a consulta às autorizações para disponibilizar o artigo em acesso aberto nos sites dos periódicos ou editoras. Caso necessário, entre em contato com o editor do periódico.
Caso tenha dúvida, encaminhe mensagem para a Biblioteca referente ao Campus a qual está vinculado: Biblioteca Campus Araras (ri.bar@ufscar.br), Biblioteca Campus Lagoa do Sino UFSCar (ri.bls@ufscar.br), Biblioteca Campus Sorocaba (ri.bso@ufscar.br) ou Biblioteca Comunitária - Campus São Carlos (ri.bco@ufscar.br).
Referências
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. DIADORIM Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponível em: https://diadorim.ibict.br/. Acesso em: 24 abr. 2025.
JISC. Open police finder. Disponível em: https://openpolicyfinder.jisc.ac.uk/ Acesso em: 24 abr. 2025.