Plano de ação do SIBi após resultados da pesquisa sobre a Biblioteca Virtual da Pearson (BVP)

Desde janeiro de 2021, a UFSCar conta com o acesso a uma coleção de livros digitais (e-books) disponíveis na Biblioteca Virtual da Pearson (BVP). São mais de 16.000 títulos acadêmicos e de literatura que abrangem mais de 40 áreas do conhecimento. O acesso aos títulos é ilimitado e pode ser feito de qualquer lugar, de dentro ou fora da Universidade, basta acessar com seu Número UFSCar e senha. 

Com o objetivo de conhecer a percepção da comunidade da UFSCar com relação à BVP, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) realizou uma pesquisa no período de 5/12/2022 a 12/02/2023 junto aos estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) da UFSCar, visando ter um maior entendimento sobre o uso da plataforma e delinear algumas estratégias de gestão dessa coleção nos próximos anos. A pesquisa obteve 614 respondentes, sendo que 76,9% (n=472) foram alunos de graduação e 23,1% (n=142) da pós-graduação. Foi possível verificar que a maioria dos respondentes conhecem ou já ouviram falar da BVP, principalmente, por meio do e-mail institucional do Inforede, seguido pela indicação dos professores e pelos sites das Bibliotecas. Apesar da maioria dos respondentes indicarem que já utilizaram a BVP, uma porcentagem significativa não a consideram de fácil acesso e quase metade possui alguma objeção em relação à plataforma.

De modo geral, a plataforma foi bem avaliada pelos respondentes, no entanto, as principais dificuldades e problemas apontados referem-se ao acesso e navegação da BVP, dificuldade na recuperação de obras, restrição do acervo em relação às opções e variedade de livros, incluindo por áreas do conhecimento, e indicações bibliográficas dos professores não estarem disponíveis na BVP. 
O relatório com os dados completos sobre a pesquisa da BVP está disponível no site do SIBi.

A partir dos resultados obtidos na pesquisa, o SIBi investiu em ações referentes à 4 frentes de atuação relatadas no relatório: 

1ª) Acesso e navegação da BVPalguns respondentes sinalizaram lentidão no acesso ao conteúdo da BVP. Foi verificado junto à Secretaria de Informática (SIn) que não se tratava de um problema local; sendo assim, entrou-se em contato com a representante da Pearson solicitando esclarecimentos e verificou-se a possibilidade de implementação de melhorias. A equipe do SIBi mantém contatos regulares com a representante da Pearson e realizou diversos testes na plataforma neste período, especialmente relacionados ao layout, recuperação e acesso às obras e aspectos de acessibilidade. É importante destacar que a BVP tem, regularmente, trabalhado na atualização para aperfeiçoamento da plataforma, sendo que a mais recente foi realizada em julho de 2024 e foi apresentada uma melhoria no desempenho  relacionada ao tempo de carregamento do livro, assim como no carregamento da funcionalidade voice speech, que permite a leitura em voz alta do texto. Os testes sinalizaram para uma redução de 30% do tempo de carregamento no primeiro acesso ao livro e de 70% a 80% nos demais acessos, especialmente em obras que possuem o formato ePub.
Alguns respondentes manifestaram-se com dificuldade relacionada ao mecanismo de busca na recuperação de obras na plataforma; a justificativa para isso, segundo a representante da BVP, é que a engenharia do sistema ainda não suporta recursos mais avançados como operadores booleanos, por exemplo, e que ações para melhoria nesta funcionalidade estão em desenvolvimento e, possivelmente, ocorrerão no próximo ano. Outro ponto de melhoria informado pela representante diz respeito às fórmulas matemáticas que, em alguns casos, aparecem desconfiguradas no conteúdo dos e-books; a demanda sinalizada pelo SIBi será considerada para uma possível revisão em 2026.

2ª) Divulgações algumas sugestões apontaram para a importância de maior divulgação e para um melhor uso dos materiais instrucionais disponíveis à comunidade. Neste período, tanto o SIBi como as Bibliotecas ampliaram suas ações de divulgação de materiais existentes,  para conscientizar e orientar a comunidade usuária sobre a BVP e uso de suas ferramentas. Informações gerais da plataforma, assim como manuais e tutoriais estão disponíveis no site do SIBi, e no Espaço do Pesquisador, incluindo vídeos acessíveis (com legenda e Libras) que foram elaborados pela equipe do SIBi e Bibliotecas e estão disponíveis no canal do SIBi no Youtube. Também foram elaboradas notícias divulgadas nos veículos de comunicação InfoRede (e-mail institucional) e redes sociais. As divulgações feitas por e-mail são referentes, principalmente, aos treinamentos mensais realizados pela equipe da BVP, onde são demonstradas as  funcionalidades disponíveis para conhecimento dos usuários.
Quanto às redes sociais, em 2023, foi desenvolvido, no âmbito do SIBi, um projeto vinculado ao Programa Institucional de Acolhimento e Incentivo à Permanência Estudantil (PIAPE) para elaboração de materiais instrucionais e divulgação dos recursos informacionais disponíveis aos usuários das Bibliotecas. O projeto contou com a participação de um bolsista do curso de Imagem e Som, que elaborou conteúdos para as redes sociais, como postagens estáticas e vídeos curtos a respeito desses recursos. Para divulgação da BVP foram elaboradas três sequências de postagens para o feed do Instagram e do Facebook sobre: o que é a BVP; como realizar o acesso; e as suas principais funcionalidades. Também foram elaborados dois vídeos curtos que foram postados no Instagram e YouTube do SIBi sobre o mesmo conteúdo.  Esses materiais foram elaborados de maneira acessível, incluindo a audiodescrição dos conteúdos estáticos e legendas nos vídeos e foram divulgados, tanto nas redes sociais do SIBi, em formato de colaboração com o perfil oficial da UFSCar, como de suas Bibliotecas. 
Para intensificar a divulgação no espaço físico das Bibliotecas, o SIBi produziu cartazes para serem fixados no local e em outros espaços estratégicos dos campi, com informações gerais da BVP e QR Code para acesso rápido à plataforma. 

3ª) Trabalho com os planos de ensino serão propostas ações futuras de sensibilização e maior divulgação do acervo da BVP para os docentes, articuladas via Comitê Gestor do SIBi. As ações serão divulgadas posteriormente.

4ª) Articulação institucional é necessário um trabalho constante para equilibrar os recursos financeiros disponíveis para contratação de acervos digitais para a UFSCar, visando atender de forma satisfatória as necessidades da comunidade, dada a amplitude na oferta de disciplinas e áreas do conhecimento dos cursos que a Universidade oferece. O SIBi tem trabalhado, no âmbito do Conselho do SIBi, que é formado por representantes das Pró-Reitorias, promovendo discussões sobre outras plataformas de e-books. Este é o caso do acervo da “Minha Biblioteca”, outra importante biblioteca virtual, cujo acesso temporário foi disponibilizado aos docentes coordenadores de curso da graduação, no período de novembro a dezembro de 2023, para avaliação e futuras discussões. Na ocasião, foi acordado que será feito um levantamento mais detalhado da bibliografia, antes de ser efetivada a  recomendação da assinatura dessa plataforma.

Outro ponto destacado pelos participantes da pesquisa foi a respeito da restrição do idioma, pois a BVP contempla, em sua maioria, e-books em português. Cabe ressaltar que a proposta da BVP é a de fornecer, prioritariamente, títulos em português e que, atualmente, a UFSCar possui acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, que disponibiliza o acesso à coleção de e-books em outros idiomas, principalmente, o inglês. 

Por fim, será dado continuidade a este trabalho de identificação de outros acervos virtuais e negociação junto aos setores responsáveis da UFSCar, com o intuito de ampliar a diversidade de fontes de informação e atender outras áreas do conhecimento, em complemento à coleção já existente.

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais