E-books assinados pela UFSCar

Biblioteca Virtual da Pearson

A Biblioteca Virtual da Pearson (BV Pearson) é uma plataforma de livros virtuais com mais de 14 mil itens distribuídos em todas as áreas do conhecimento e que estão disponíveis em sua totalidade para a comunidade UFSCar. É possível acessá-la por meio dos Sistemas UFSCar (Sagui) ou diretamente pelo site da plataforma, mediante cadastro.

Saiba mais sobre o acesso à BV Pearson

Vídeo “Acesso à Biblioteca Virtual da Pearson (com legenda e LIBRAS)", desenvolvida pela Câmara Técnica Capacitação em Informação e Tecnologias Educacionais (CapacITE), e conheça o passo a passo de como realizar o primeiro e demais acessos à BV Pearson. Disponível no canal do SIBi-UFSCar no YouTube.

Caso não consiga fazer o seu cadastro na BVP, siga esse passo a passo: 1) Acesse a Central de Serviços da UFSCar; 2) Clique em SAGUI – Sistema de Apoio a Gestão Universitária Integrado; 3) Escolha a opção “Problemas nos dados cadastrais” e descreva o problema.

Manual de uso da Biblioteca Virtual da Pearson

Manual de uso do Aplicativo da Biblioteca Virtual da Pearson

Lista de vídeos sobre recursos e funcionalidades da Biblioteca Virtual da Pearson

Autoria: Pearson

Tutorial: Biblioteca Virtual (BV) Pearson: como acessar?

Autoria: CapacITE (SIBi/UFSCar)

Acesse também os tutoriais sobre como acessar a BV Pearson em formato de texto, disponível no site do SIBi e das Bibliotecas.

Lectio

O Lectio é uma coleção com 212 títulos de e-books da editora Atheneu, da área das Ciências da Saúde, disponíveis para a comunidade acadêmica da UFSCar. Esta coleção está disponível somente com acesso de dentro da UFSCar.

Os títulos disponíveis podem ser conferidos na lista de e-books Lectio.

Acesse o vídeo para conhecer as funcionalidades da Lectio.

Cambridge Core

A Cambridge Core é uma coleção de e-books em inglês que contém 517 títulos de todas as áreas do conhecimento. Esta coleção está disponível somente com acesso de dentro da UFSCar. Você pode pesquisar os títulos no catálogo Pergamum.

Os títulos disponíveis podem ser conferidos na lista de e-books Cambridge.

Wiley Online Library

A Wiley Online Library é uma coleção de e-books, acessível de dentro da UFSCar e também pelo Portal de Periódicos CAPES, que contém 386 títulos de todas as áreas do conhecimento. Você pode pesquisar os títulos no catálogo Pergamum.

Os títulos disponíveis podem ser conferidos na lista de e-books Wiley.

E-books de acesso aberto

O SIBi recomenda algumas plataformas de e-books multidisciplinares que disponibilizam o conteúdo gratuitamente.

1- Selo da Fundação Editora da UNESP que disponibiliza títulos para download gratuito.

2- Rede SciELO Livros: Tem como objetivo a publicação on-line de coleções de livros de caráter científico editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.

3- Domínio Público: O acervo é composto, em sua grande maioria, por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes.

4- Letraria: Editora digital de produção de e-books para distribuição gratuita.

Saiba mais sobre as fontes de informação

Vídeo “Recursos de pesquisa para acessar artigos, normas e livros na UFSCar (com legenda e LIBRAS)", desenvolvida pela Câmara Técnica Capacitação em Informação e Tecnologias Educacionais (CapacITE), e conheça os recursos que você tem acesso na UFSCar. Disponível no canal do SIBi-UFSCar no YouTube.