Programa para Formação de Competência em Informação investe no aperfeiçoamento contínuo da equipe do SIBi.

Em maio de 2021, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi-UFSCar) deu início ao Programa de Formação de Competência em Informação (CoInfo SIBi-UFSCar) que visa promover a educação continuada de sua equipe, com o objetivo de desenvolver e aprimorar os produtos e serviços oferecidos pelas Bibliotecas direcionados para o desenvolvimento da CoInfo dos usuários das comunidades da UFSCar e externa. O Programa faz parte do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas (DiDP) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e parcerias com a Coordenadoria de Inovações Pedagógicas e Formativas (CIPeF) da Secretaria Geral de Educação à Distância (SEaD) da UFSCar e do Grupo de Competência em Informação (GT-CoInfo) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB).

Inicialmente, foram organizadas Rodas de Conversa internas e foi realizado um mapeamento das ações promovidas pelas Bibliotecas e competências em informação dos servidores. A partir daí, foram delineadas as estratégias formativas estruturadas em Ciclos semestrais temáticos on-line que são organizados no Google Classroom. Ao final de cada Ciclo é criado um conteúdo de forma colaborativa pelos profissionais do SIBi que participaram do curso, tendo como base o conteúdo das aulas e que será disponibilizado em acesso aberto para a comunidade da UFSCar e externa.

 

1º Ciclo de formação - Pesquisa acadêmica: busca e avaliação da informação

O 1º Ciclo teve seu início em setembro de 2021, com foco na dimensão técnica da Competência em Informação e foi composto por seis aulas, assim distribuídas: a aula inaugural, que ocorreu em 8 de setembro, tratou do “Programa de Competência em Informação no Ensino Superior” e teve como ministrante a profa. Dra. Marta L. da Mata (UFES e Membro do GT-CoInfo da FEBAB). Marta parabenizou pela iniciativa do SIBi, por ser esta inédita no Brasil e apontou o desafio e compromisso do bibliotecário em educar a si próprio e educar aos outros a desenvolver conhecimento, habilidades e atitudes (CHA), que são essenciais para viver na sociedade da informação. Destacou os processos que envolvem o universo informacional, tais como: identificação das necessidades de informação; a busca da informação; avaliação das fontes de informação; análise da informação e das fontes; síntese da informação; comunicação da informação e aprender a aprender. Abordou também as formas de implementação da CoInfo, tanto on-line como presencial, na forma de programas, projetos, cursos, tutoriais, disciplinas, guias etc. Na sequência, a primeira aula ocorreu no dia 15 de setembro, com o título “Fontes de Informação para pesquisa: identificação da confiabilidade, de acordo com a avaliação dos metadados, para orientar na tomada de decisão do usuário”, com a bibliotecária Ma. Luciane Meire Ribeiro (Bibliotecária da Unesp de Jaboticabal e Membro do GT-CoInfo da FEBAB). Esta aula teve como objetivo propor um método de avaliação da confiabilidade das fontes de informação, sendo estas convencionais, não convencionais ou semiconvencionais. A partir do entendimento do que são essas fontes, fica a pergunta: Quais fontes devemos recomendar? Apresentou as vantagens destas diferentes fontes de informação. E, dependendo da necessidade da pesquisa, esses três tipos podem ser até complementares. A segunda aula “Técnicas para pesquisa em bases de dados e recursos on-line”, foi ministrada pela Ma. Bárbara Vianna (Bibliotecária da UFRGS e Membro do GT-CoInfo da FEBAB) e ocorreu no dia 22 de setembro. Neste conteúdo, foram destacados os cinco passos para recuperação da informação, as principais bases de dados para pesquisa científica e as técnicas de busca, que envolvem fundamentalmente: a expressão de busca, incluindo os operadores booleanos, e as estratégias para refinamento da pesquisa. A terceira aula, "Avaliação crítica da informação”, contou com a Ma. Bruna Heller (Bibliotecária da Feevale e Membro do Grupo de Pesquisa InfoCom-UFRGS/CNPq). A apresentação teve por objetivos evidenciar a importância da avaliação da informação no mundo com tanta desinformação e fake news e exemplificar os critérios e modelos de avaliação. Foi apresentado o Teste CRAAP que se utiliza de cinco critérios que são: Atualidade, Relevância, Autoridade, Confiabilidade e Objetividade da informação. A quarta aula “Usando a Web of Science (WoS) para levantamento e análises bibliométricas”, foi apresentada por Deborah Dias (Clarivate Analytics). A WoS, disponível no Portal de Periódicos CAPES, é uma base referencial de pesquisa multidisciplinar, que possui mais de 34 mil periódicos científicos, além de conferências, livros e outros documentos com dados desde 1864, fornecendo informações e análises confiáveis para acelerar o ritmo da inovação. Foram apresentados e demonstrados todos os recursos dessa base, que tem sofrido inúmeras mudanças para facilitar a pesquisa dos usuários, principalmente com relação às análises bibliométricas (por área, instituição, país, autoria etc.). A quinta aula “Divulgação e disseminação de acervos especiais (físicos e digitais) em bibliotecas”, foi ministrada pela Ma. Diná Araújo (Bibliotecária da UFMG). A grande pergunta é: Por que guardamos? Apresentou conceitos de acervos de memória; estratégias de difusão desses acervos e exemplificou com as experiências práticas da UFMG com seus acervos de memória, tais como: o Centro de Memória da Medicina; Centro de Memória da Educação Física; Centro de Memória da Veterinária etc. Tratou também sobre a preservação adequada desses acervos.

Como resultado desse Ciclo de formação, os participantes que integram a equipe do SIBi desenvolveram o “Guia Prático de Recursos Informacionais da UFSCar”, com lançamento previsto para julho de 2022.

2º Ciclo de formação - Uso ético da informação e boas práticas na pesquisa acadêmica

O 2º Ciclo teve início em 31 de março de 2022, com foco na dimensão ética da Competência em Informação e foi composto por três aulas, assim distribuídas: a primeira aula ocorreu no dia 31 de março e tratou do “Uso ético da informação e o papel da pessoa bibliotecária: limites e possibilidades”, com a Profa. Dra. Ana Paula Meneses Alves (UFMG) e Diogo Roberto da Silva Andrade (UFMG), em que foram apresentados conceitos sobre ética na informação e possíveis propostas de ação nas Bibliotecas. A segunda aula, intitulada “A adequação de bibliotecas universitárias à LGPD” ocorreu no dia 26 de abril e foi ministrada pela Dra. Janete Bach Estevão (UFPR e pesquisadora do GESIS-Leibniz Institute for Social Sciences). Foi apresentado o conceito da cultura de privacidade, enfatizando que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais surgiu para proteger os titulares dos dados e, também, como as instituições e bibliotecas se adequam a esses dispositivos com várias sugestões, visto que no período de 2020-2021 coordenou o grupo de adequação do SIBi-UFPR à LGPD. A terceira aula: “Acesso à informação no Brasil e direitos autorais: o compromisso fundamental das bibliotecas”, ocorreu em 18 de maio e foi ministrada pela profa. Dra. Sueli Mara Soares P. Ferreira (USP e FEBAB) e Walter Couto (USP e FEBAB). A temática foi a interpretação contemporânea da lei de direitos autorais, segundo a Constituição brasileira, no que tange ao direito humano de acesso à informação, com destaque para o papel das bibliotecas nesse contexto, baseando-se no “Guia para Bibliotecas: Direitos autorais e Acesso ao Conhecimento, Informação e Cultura”, lançado recentemente pelo Comissão Brasileira de Direitos de Autor e Acesso Aberto (CBDA3) da FEBAB.

Como resultado desse Ciclo de formação, os participantes que integram a equipe do SIBi estão elaborando um conteúdo educativo sobre boas práticas na pesquisa acadêmica e científica, com lançamento previsto para agosto/setembro de 2022. A atividade conta também com o trabalho de uma bolsista do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, parceria com o Departamento de Ciência da Informação e apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFSCar.

Pretende-se dar continuidade ao Programa para que outras temáticas possam ser trabalhadas, oportunizando o aperfeiçoamento profissional e formação de competência em informação da equipe do SIBi, a partir de leituras e discussões proporcionadas nas aulas e no desenvolvimento de materiais, que subsidiarão as ações nas Bibliotecas voltadas para a formação da CoInfo de seus usuários.

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais