SIBi promove live sobre gestão de dados de pesquisa com a ferramenta DMPTool

No próximo dia 19 de agosto (5ª. Feira) dando continuidade à série de lives que abordam necessidades atuais das bibliotecas universitárias, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), da UFSCar, promove o bate-papo virtual, intitulado Por que usar a DMPTool para a gestão de dados de pesquisa? A ferramenta DMPTool é utilizada para elaborar o Plano de gestão de dados (PGD), um documento exigido por agências financiadoras, no qual o pesquisador pode descrever aspectos da gestão dos dados de pesquisa incluindo o que será feito com os dados durante ou após a finalização da pesquisa. A gestão dos dados propicia benefícios tanto para o pesquisador quanto para a comunidade. Nesta live serão abordadas as características do DMPTool, sua estrutura, seus requisitos e as práticas da gestão de dados de pesquisa.

A convidada é Elizabete Monteiro, bibliotecária da Unesp de Marília desde 2009 e doutoranda em Ciência da Informação na mesma instituição. Pesquisa sobre dados de pesquisa, ciclo de vida dos dados, gestão de dados, plano de gestão de dados, repositórios de dados, privacidade de dados dentre outros. A live contará com a participação especial da Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa, Profa.  Diana Junkes Bueno Martha. A bibliotecária Camila Cassiavilani, Diretora do SIBi-UFSCar, fará a mediação da conversa. As inscrições gratuitas devem ser feitas com o preenchimento deste formulário online com emissão de certificado no dia do evento. O bate-papo acontece a partir das 14h, pelo canal do SIBi no YouTube.

Outras lives  estão disponíveis em nosso canal:

live: Novos serviços de apoio à pesquisa em bibliotecas universitárias (12/03/21) – 1.321 visualizações até 22/07;

live: Produção de conteúdo em mídias sociais para bibliotecas (15/04/21) – 2.337 visualizações até 22/07;

live: Direitos autorais: considerações sobre o uso legal e ético da informação (13/05/21) – 1.570 visualizações até 22/07;

live: Papel das licenças Creative Commons no ambiente digital (17/06/21) – 1.682 visualizações até 22/07.