Repositório Institucional da UFSCar lança Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

O Departamento de Produção Científica (DePC) do SIBi-UFSCar informa o lançamento da Coleção de TCC no Repositório Institucional da UFSCar (RI-UFSCar), voltada para o depósito de trabalhos de conclusão de cursos de graduação da Universidade.

O RI-UFSCar é um sistema de informação que visa armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente a produção intelectual dos diversos setores e segmentos da comunidade da UFSCar, provendo o acesso aberto à informação produzida na instituição e registrada como científica, tecnológica, didática, artístico-cultural e técnico-administrativa.

O depósito de TCC está previsto pela Resolução CoG nº 322, de 27 de abril de 2020 e deve ser realizado pelo docente orientador com vínculo ativo na Universidade. O depósito dos trabalhos deve ser realizado na respectiva coleção reservada para os TCC, observando as orientações do Manual de autodepósito de trabalhos de conclusão de curso, disponível na interface do RI-UFSCar.

Autorização para depósito

Como ação prévia ao depósito, o estudante responsável pela elaboração do TCC deve entregar juntamente com a versão final de seu trabalho o Formulário de autorização para depósito e disponibilização de itens no RI-UFSCar assinado, que deve ser encaminhado ao docente e armazenado cópia na Secretaria do Curso de Graduação.

Vale destacar que não há limites de prazo para o depósito, isto é, TCC antigos também poderão ser depositados, entretanto existe a obrigatoriedade do preenchimento e assinatura do Formulário de autorização para depósito e disponibilização de itens no RI-UFSCar, além de armazenamento do mesmo na secretaria do curso.

Acesso ao RI-UFSCar

Para o acesso ao sistema de submissão é necessário que o docente orientador realize login no endereço repositorio.ufscar.br, utilizando o Número UFSCar (login) e senha. Caso não saiba qual é o Número UFSCar, é possível ter acesso a ele aqui e, se necessário, recuperar a senha aqui.

Ao depositar o item no RI-UFSCar, o docente orientador deverá informar os metadados da produção e depositar a versão completa e definitiva em formato PDF ou em extensões próprias para formatos de audiovisual.

Dúvidas sobre o depósito de itens no RI-UFSCar podem ser esclarecidas com a equipe do Departamento de Produção Científica (DePC) do SIBi-UFSCar pelo e-mail repositorio.sibi@ufscar.br. Os esclarecimentos necessários sobre o fluxo de depósito de TCC, previsto pela Resolução CoG, podem ser tratados com a equipe da ProGrad pelo e-mail prograd@ufscar.br.