Live: "Preservando saberes: a produção científica indígena no Repositório Institucional da UFSCar" acontece no dia 17 de novembro
Em fevereiro de 2025 o RI UFSCar disponibilizou o campo Etnia/Povo do autor nos formulários de submissão de todas as suas coleções. A iniciativa visa assegurar que a produção científica indígena, em evidente crescimento no ensino superior brasileiro, seja representada com fidelidade, respeitando seus modos próprios de autoria, expressão e enunciação. Além disso, a iniciativa visa garantir que pesquisadores indígenas sejam reconhecidos por seus nomes originários e que suas produções científicas possam ser representadas a partir das línguas e das cosmologias de seus respectivos povos.
Para conversar mais sobre a iniciativa, bem como abordar os avanços na legislação brasileira nesse tema e como os sistemas acadêmicos podem incorporar esses avanços, o SIBi UFSCar convida toda comunidade para a live, que será realizado no dia 17 de novembro de 2025, segunda-feira, às 10 horas no canal do SIBi UFSCar no YouTube por meio deste link (externo).
As convidadas Luciana Gracioso (Professora do Departamento de Ciência da Informação da UFSCar), Luciana Pankararu (Indígena da etnia Pankararu e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar) e Caroline Periotto (Bibliotecária do Departamento de Produção Científica/SIBi-UFSCar) falam sobre a importância do campo Etnia/Povo do autor para a representatividade da produção científica indígena em repositórios institucionais.
Haverá emissão de certificado.
Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Produção Científica (repositorio.sibi@ufscar.br).