Lançamento de Guias para a comunidade da UFSCar

O SIBi-UFSCar está lançando dois produtos para sua comunidade: O “Guia prático de recursos informacionais da UFSCar” e o “Guia de boas práticas na pesquisa científica”. Os Guias foram desenvolvidos durante os dois ciclos do Programa de Formação de Competência em Informação (CoInfo SIBi-UFSCar), iniciado em 2021, que visa promover a educação continuada do SIBi. O conteúdo elaborado tem a intenção de fornecer elementos introdutórios para que os estudantes tenham autonomia no desenvolvimento de suas pesquisas e senso crítico na escolha de publicações acadêmico-científicas, tendo sempre como premissa o compromisso ético no uso das informações.

O “Guia prático de recursos informacionais da UFSCar” tem por objetivo apresentar conceitos e orientações sobre o uso das fontes de informação que a comunidade da UFSCar tem acesso; ensinar como elaborar uma expressão de busca eficaz em bases de dados e também as estratégias efetivas para uma avaliação crítica da informação.

O “Guia de boas práticas na pesquisa científica” apresenta conceitos sobre integridade científica e plágio, por meio de exemplos e indicação de materiais e ferramentas, visando a boa conduta científica. Ele foi elaborado como resultado de um projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), em parceria com o Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFSCar e a participação de uma bolsista de extensão na construção do Guia. A criação de ambos os materiais teve como base as orientações descritas no “Guia para produção de documentos e conteúdos digitais acessíveis para o Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar”.

Os Guias estão disponíveis no site do SIBi. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Biblioteca do seu campus: Biblioteca Campus Araras (B-Ar): bar.referencia@ufscar.br; Biblioteca Campus Lagoa do Sino (B-LS): bls@ufscar.br; Biblioteca Campus Sorocaba (BSo): bso.referencia@ufscar.br; e Biblioteca Comunitária (BCo): atendimento.bco@ufscar.br.