De 25 a 29 de outubro de 2021 a Biblioteca Comunitária da UFSCar realiza a XXVII Semana do Livro e da Biblioteca da UFSCar

Neste ano o tema apresentado é “Leitura, Arte e Magia”, cujo objetivo é refletir sobre o papel do livro, da arte e da biblioteca como fontes de informação, de cultura e de lazer. Além disso, no dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro, daí a relevância de uma ampla conscientização sobre a importância da leitura.

Todas as atividades estarão disponíveis no Canal do YouTube da BCo UFSCar e são gratuitas.
Apenas as oficinas com grupo LabCriarte terão formulário de inscrição e vagas limitadas (O formulário de inscrição encontra-se abaixo.).
As demais atividades não terão necessidade de inscrição prévia.

Além das atividades abaixo, durante toda a semana você também poderá conferir uma exposição de Poemas de Trindade Di Santi, que estará disponível até 16 de novembro no site da BCo, na área de Exposições Virtuais e também participar ativamente da comemoração do Dia do Saci, indicando um livro de literatura sobre o Saci ou sobre Folclore. A interação será realizada através das redes sociais da BCo.

Confira a programação e participe!

25 DE OUTUBRO (segunda-feira)
10h30 - Pílulas mágicas de leitura - Leitura de contos com Camila Ginebro.
14h30 - Bate Papo "Entre livros, leitores e literatura" - Paula Felice e Cintia Mendes.
Entre livros, leitores e literatura é a vivência diária dos profissionais de bibliotecas, principalmente as públicas, comunitárias, escolares... Nesse bate papo conversaremos sobre alguns projetos das Bibliotecas em que atuamos e os impactos desses projetos nesses leitores, na biblioteca e nos livros que queremos oferecer para nossos públicos. Bibliotecas são para pessoas e não podemos "deixar ninguém para trás".

26 DE OUTUBRO (terça-feira)
10h30 - Pílulas mágicas de leitura - Leitura de contos com Camila Ginebro.
14h30 - Entrevista com Giovana Gaeta - Autora do livro "Um conto de bruxa".

27 DE OUTUBRO (quarta-feira)
9h às 12h - Oficina “Se eu fosse eu”- imagin(ações) de si - Grupo LabCriarte.
Em “Se eu fosse eu”, poema de Clarice Lispector, a escritora se distrai com a ideia de ser ela mesma, sem se mostrar de fato ao leitor, que apenas pode esboçar uma imagem do que seria uma Clarice nua e crua. Partindo do poema, perguntamos: quem você seria, se fosse você? Quantas camadas nos compõem? No final, tem também o outro, sempre. Nessa oficina nós procuraremos através da fotografia e das palavras esboçadas por outros em processos de criação textual, e nos encontraremos (ou não) na leitura.
Obs: Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Vagas limitadas.

10h30 - Pílulas mágicas de leitura - Leitura de contos com Camila Ginebro.
14h30 - “O Saci passou por aí?” - Contação de história com Rita Cândido.

28 DE OUTUBRO (quinta-feira)
10h30 - Pílulas mágicas de leitura - Leitura de contos com Camila Ginebro.
14h às 17h - Oficina “Se eu fosse eu”- imagin(ações) de si - Grupo LabCriarte.
Obs: Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Vagas limitadas.

29 de outubro (sexta-feira)
10h30 - Pílulas mágicas de leitura - Leitura de contos com Camila Ginebro.
14h30 - “A Poção Mágica e outros contos” - com o autor do livro Junio M. Lourenço.
19h30 - Apresentação musical com o Trio Solar das Artes.
Com início em 2019, o Trio Solar das Artes, sob a regência e direção artística do Professor Maestro Guilherme Santos, vem desenvolvendo um trabalho sistemático e didático de apresentação por toda a região de Rio Claro, com a intenção de firmar a vontade do trio em realizar atividades de formação de público para a música erudita.