Comunidade UFSCar tem acesso à SciVal, para gerir produção científica

A Comunidade UFSCar conta, desde o início de março, com a possibilidade de acesso à ferramenta SciVal, que avalia indicadores bibliométricos a partir das bases Scopus e Science Direct. A ferramenta traz uma série de soluções para análise de desempenho de instituições e pessoas, como: encontrar especialistas em uma área de conhecimento definida; buscar colaborações; descobrir tendências de pesquisa ou tópicos emergentes, dentre outras métricas.

treinamento scival ufscar.jpgNo dia 25 de abril de 2023, foi oferecido um treinamento online para a comunidade UFSCar sobre a SciVal. A representante Thais Vick apresentou de maneira detalhada cada um dos módulos da ferramenta (descritos a seguir). O treinamento pode ser acessado pelo link informando a senha: scival@ufscar1

A assinatura da SciVal foi proporcionada pelo Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPEE), vinculado à Fundação de Apoio Institucional (FAI - UFSCar). A aquisição vem para apoiar um dos objetivos do Núcleo, de gestão de dados e indicadores de desempenho acadêmico e de impacto social, facilitando o acesso a esses dados e, também, sua utilização para promover a visibilidade da Universidade. A assinatura desta e de outras ferramentas também é uma parceria entre NAIIPEE e Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), a Secretaria Geral de Informática (SIn) e o Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar.

O acesso à SciVal já pode ser feito por meio do Portal de Periódicos da Capes, entrando na base de dados Scopus e, por lá, acessando a SciVal. Caso esteja fora da Universidade, lembrar-se de acessar o Portal via Acesso CAFe, incluindo as credenciais utilizadas para os sistemas UFSCar.

A SciVal é uma plataforma modular e todos os seus cinco módulos foram assinados. Eles se dividem da seguinte forma:

Overview: É possível visualizar o desempenho geral da Universidade, grupo de pessoas que pesquisam ou país. Permite analisar as principais métricas, como as citações recebidas por publicações ou área de pesquisa, colaborações internacionais, principais tópicos de pesquisa, citações em patentes e mídias sociais, dentre outros aspectos.

Benchmarking: é possível fazer comparações entre instituições, pessoas ou países. Essa comparação pode ser feita por área de pesquisa e por período de produção do conhecimento, analisando ano a ano o crescimento e alteração dos dados.

Collaboration: para análise de colaboração científica, identificando quais são as instituições de pesquisa que colaboram com a UFSCar. Mais do que isso, a ferramenta sugere pessoas especialistas em temáticas similares às das pesquisas que são desenvolvidas na Instituição, identificando colaboradores em potencial. Essas informações são recuperadas nos níveis regional, nacional e internacional.

Trends: responsável por analisar tendências de pesquisa em diferentes tópicos e áreas do conhecimento. É possível visualizar tópicos emergentes ou em declínio; pesquisadores e instituições em alta na temática; quem são as pessoas experts em determinado assunto ou as mais produtivas em determinados países. Com essas informações, é possível prospectar locais para desenvolver pesquisas de pós-doutorado, por exemplo, ou solicitar financiamento e colaboração em pesquisas, dentre várias outras possibilidades.

Impact: neste módulo é possível analisar a presença da UFSCar em políticas públicas e em mídias internacionais. Dessa forma, é possível verificar impacto social da Universidade e, também, identificar pesquisas que influenciam o desenvolvimento de políticas, como, por exemplo, a produção da Instituição em temáticas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

FONTE: 

Comunidade UFSCar tem acesso à SciVal, para gerir produção científica. UFSCar. Disponível em: <https://www.ufscar.br/noticia?codigo=15380>. Acesso em: 18 abr. 2023.

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais