Atividades Culturais nas Bibliotecas do SIBi em setembro de 2024

O Departamento de Ação Cultural da Biblioteca Comunitária (BCo) durante esse mês apresenta na área de exposições do Piso 1 uma exposição conjunta de dois artistas para sua comunidade: A primeira, intitulada “De tudo ao meu amor serei atento”, de Fernando Doria, que vem de uma geração mais livre que não precisava estar compartimentada como hoje se vê, o que lhe proporcionou liberdade artística para produzir o que gosta e sabe fazer, de modo a não ter uma identificação enquadrada, engessada dentro de um único padrão.
Já a segunda, “Do fio à forma”, de Antonio Alfonso Luciano, é o trabalho de um artista que trabalhou o desenho, pintura, modelagem, mosaico e cerâmica, e que na escultura dedicou-se à pedra, madeira e ferro, mas que encontrou no aramado o que mais lhe possibilita experimentar infinitos volumes, permitindo transcender a forma física do material percebendo sua luz e sombra como essência, que por vezes se torna o produto final da obra. As exposições da BCo são sempre totalmente gratuitas e podem ser visitadas no horário de atendimento da Biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.
exposição bco 03 de setembro 2024.jpegNo Piso 2 acontece a exposição “Centenário da Coluna Prestes: um marco na História do Brasil”, de curadoria de Izabel Franco, da ColEsp (Coordenadoria de Coleções Especiais e Obras Raras da BCo), e colaboração de Ricardo Pertile, também da ColEsp, como curador assistente e de Vera Lúcia Cóscia, como bibliotecária colaboradora.
A Coluna Prestes, liderada por Luiz Carlos Prestes e Miguel Costa, percorreu mais de 25 mil quilômetros entre 1924 e 1927, levantando a voz contra a pobreza e a miséria que assolavam o Brasil, especialmente em suas áreas mais vulneráveis. Este movimento desafiou o regime oligárquico da Primeira República e lançou as bases para um novo futuro político e social. Ao visitar a exposição, o público descobrirá através de pequenos painéis, linha do tempo da Coluna, cópias de documentos históricos e relatos impactantes, como a Coluna Prestes se tornou um símbolo da luta contra a corrupção e as injustiças sociais e poderá entender a importância desse movimento libertário e democrático que ainda ressoa nas demandas sociais de hoje. A mostra é uma chance imperdível para refletir sobre esses temas e se conectar com a luta por justiça social que persiste em nossa sociedade.

Na Biblioteca Campus Araras (B-Ar) serão realizadas as atividades: Primavera e Arte na Biblioteca de 11 a 30 de setembro, com a seguinte programação: Exposição de orquídeas e folhagens do Laboratório de Fisiologia Vegetal aplicada a Agricultura e Exposição de PANC - Planta Alimentícia Não Convencional. Haverá também a realização de Oficinas, que serão ministradas pela aluna do campus, Beatriz Rodrigues Morais, das 12h30 às 13h30: no dia 18 (4ª f) pinturas em vasos de cerâmica e no dia 19 (5ª f) terraceos de suculentas nos vasos de cerâmicas já pintados. No período de 20 a 30/09 haverá a  Exposição dos terraceos elaborados nas oficinas.

No dia 10 de setembro às 13h, haverá a apresentação de Música na Biblioteca, com apresentação de violoncelo pelo aluno de graduação do campus, Daniel Cheng. Algumas músicas do repertório: 

Minuetos e Giga, da 1ª Suíte para violoncelo, BWV 1007 - J. S. Bach
Adagio e Allegro, da Sonata em Mi menor, Op. 1, No.2 - B. Marcello
Secrets - OneRepublic
Wave - Tom Jobim
Aquarela - Toquinho

Continuam sendo realizados os Projetos: “Inglês na Biblioteca” - em parceria com uma estudante do Campus, que ministra aulas de inglês na B-Ar, de segunda a sexta das 12h45 às 13h45 e das 17h45 às 18h45. Uma oportunidade para os alunos, técnico-administrativos e comunidade externa terem aulas de inglês gratuitamente. O projeto tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar. E também o projeto "Yoga na Biblioteca"- em parceria com uma estudante do Campus, Maria Luiza Santini Campos Tavares, do curso de Agroecologia, que atua como instrutora voluntária, oferecendo as práticas de yoga na Sala Multiuso da B-Ar. As práticas acontecem às quartas-feiras, às 13 horas. As vagas são limitadas e são preenchidas por ordem de chegada.

Na Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) dois minicursos serão realizados: no dia 03/09 (terça-feira) - Formatando o trabalho acadêmico, de acordo com a ABNT, com o objetivo de apresentar a definição e importância do trabalho acadêmico; a parte interna e externa do trabalho e as regras gerais de apresentação. No dia 05/09 (quinta-feira) - Utilizando o gerenciador de referências Mendeley, com os objetivos: Apresentação e navegação no Mendeley Reference Manager; instalação de complementos e ferramentas auxiliares para gerar citações e referências de maneira automática em um texto. Informações sobre inscrições aqui ou entre em contato com o e-mail: bso.referencia@ufscar.br. No dia 04/09 acontece a Oficina de encadernação usando a costura corrente, ministrada pela servidora técnica-administrativa Elza Naomi Kawaguchi e com duração de 1 hora.
No período de 02 a 20/09 a B-So recebe três exposições no saguão com temáticas e propostas diferentes que vão compor também o Festival "Somos Cultura", promovido pela Coordenadoria de Cultura da UFSCar. O Festival acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de setembro no Campus Sorocaba. Veja a programação completa aqui.
A Exposição "Ciras - Mulheres de Axé" é composta por três pinturas elaboradas em madeira pela artista visual Alessandra Moreira. A artista, criadora da marca Cira Arte e egressa do curso de Geografia da UFSCar Campus Sorocaba, representa Ialorixás “Mães de Santo”, mulheres negras que são protagonistas da sua arte. A exposição é um tributo à fé e resistência de africanas e afro-brasileiras que se utilizam e utilizaram de estratégias do mundo material e do sagrado para se fortalecerem e se conectarem com suas raízes.
A Exposição "Desbravando o mundo sozinha: relatos e dificuldades de mulheres viajantes” apresenta fotografias de lugares e relatos de viagens de mulheres de diferentes faixas etárias e áreas de atuação. Nos relatos das viagens são compartilhadas suas experiências viajando sozinhas, as dificuldades enfrentadas, as motivações e dicas incentivando outras mulheres que buscam fazer o mesmo. A mostra foi idealizada por três estudantes do curso de Turismo da UFSCar Campus Sorocaba: Heloisa de Almeida Alleman, Isabella de Almeida e Maria Eduarda Valandro F. R. Silva.
A Exposição "Entre mundos e histórias”apresenta 15 desenhos feitos a mão pela estudante Evelyn Taynara Rodrigues do Nascimento do curso de Pedagogia da UFSCar Campus Sorocaba. Os desenhos selecionados para a mostra refletem suas inspirações e vivências, evidenciando seu estilo próprio nas marcações a caneta e a utilização de poucas cores em seus trabalhos. Informações adicionais para as exposições aqui.

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais