Atividades Culturais nas Bibliotecas do SIBi em novembro de 2024

Na Biblioteca Campus Araras (B-Ar) serão realizadas as seguintes atividades: - Oficina “Sustentabilidade Matriarcal - Sem folha não há sustentabilidade”, com a focalizadora Doné Oyassy (representante da UNEGRO Araras/SP), no dia 7/11 (5ª. Feira) das 18h às 19h. A oficina é uma atividade do Novembro Negro Araras que se propõe a dar visibilidade a africanidade em nossa cultura. Esta oficina objetiva apresentar aos participantes duas modalidades de plantas da tradição Yoruba, suas formas de plantio e seus usos; - Exposição – Fragmentos da História da Arte – Reproduções e Releituras até 18/11. As obras expostas são trabalhos desenvolvidos pela equipe de professores e alunos da EFA – Escola Fabio Andrade da cidade de Leme/SP. A exposição apresenta obras da história da arte que vão muito além do simples ato de contemplar a beleza. Observar essas criações nos permite entender o contexto cultural, social e político de diferentes épocas. Cada obra de arte carrega em si um pedaço da história da humanidade, refletindo as emoções, opiniões e desafios do artista e da época em quem foi produzida. Ao ver pinturas e outras formas de expressão artística de épocas passadas, percebemos como o pensamento humano evoluiu, como as técnicas se transformaram e como os artistas se inspiraram no mundo ao seu redor. Como espaço de educação visual, isso nos ajuda a desenvolver uma maior sensibilidade estética, ampliar nosso repertório cultural e até mesmo refletir sobre as questões contemporâneas sob uma ótica pedagógica e social. Além disso, estudar a história da arte também nos ensina a valorizar o processo criativo. As obras são testemunhos de experimentações, ousadias e revoluções artísticas. Elas mostram que a arte é um campo de inovação constante, onde o passado influencia o presente, e o presente constrói um futuro mais harmônico. Em suma, ver obras da história da arte nos oferece uma oportunidade única de conectar o passado ao presente, despertando reflexões profundas e enriquecendo nossa compreensão da cultura e da humanidade.
- Exposição Consciência Negra, da artista Nela Barros, nascida em Minas Gerais e residente em Araras, no período de 03 a 28/11. São pinturas em telas que retratam um pouco sobre a vida dos negros no país, falam sobre a auto estima, sobre a conscientização e importância do povo negro para o país e também a importância da liberdade. “Hoje nós somos livres, mas não podemos esquecer de lutar pelos nossos direitos”. (Nela Barros).
Essas atividades fazem parte da programação de atividades da agenda unificada promovida pela Comissão do Novembro Negro. É uma iniciativa conjunta e colaborativa que conta com as instituições da UFSCar (Coordenadoria De Relações Étnico-raciais da Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade - SAADE da UFSCar, PRODIN 92/2023, ⁠DeACE-Ar, CCult, ⁠Biblioteca Campus Araras UFSCar, Cine Clube UFSCar-Ar, UFSCurso) e outras instituições, CMPDCN - Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana, UNEGRO, ACAFRO, Coletivo Tia Ciata, APNs - Agentes de Pastoral Negros, CF - Conselho Estadual da Condição Feminina, ETEC Araras, APEOESP e Prefeitura Municipal de Araras.
As atividades regulares dos projetos continuam: “Yoga na Biblioteca” (toda quinta-feira às 13h) e “Inglês na Biblioteca” (de segunda a sexta, das 12h45min às 13h45min e das 17h45min às 18h45min).

Na Biblioteca Campus Lagoa do Sino (B-LS) segue sendo realizada a Exposição fotográfica "10 anos do Campus Lagoa do Sino", que faz parte da programação das atividades para celebrar os 10 anos do campus. A exposição ficará até o dia 18/12. E também o Centro de Cultura Indígena da Lagoa do Sino (CCI-LS), com o apoio da B-LS, está promovendo a IV Semana Indígena da UFSCar Lagoa do Sino acontecerá de 27 a 29 de novembro, na Maloca e no Anfiteatro do Ciclo Básico 2. O evento incluirá palestras e atividades culturais, envolvendo a comunidade interna e externa ao campus, oferecendo uma oportunidade única para valorizar e explorar a riqueza das tradições e costumes indígenas. A IV Semana Indígena faz parte das celebrações pelos 10 anos do Campus Lagoa do Sino.

Na Biblioteca Comunitária (BCo) acontecem as seguintes atividades: - Exposição Fórmula Route, de 30/10 a 06/11. O projeto de extensão Fórmula Route UFSCar tem o objetivo de capacitar uma equipe a construir um veículo no estilo fórmula. O time é formado por alunos de diversos cursos da universidade. Local: Área de Convivência (Piso 1); - Exposição "Nota de repúdio", de Bárbara Santos, de 05 a 29/11. Essa exposição, fruto da pesquisa "Memórias em Imagem", financiada pelo CNPQ com bolsa PIBIC-AF, em uma parceria dos departamentos de Gerontologia e Sociologia, dá voz a pessoas idosas negras, silenciadas ao longo de suas trajetórias. Por meio de imagens e relatos, a mostra destaca a resistência dessas pessoas e convida o público a refletir sobre suas histórias esquecidas. Local: Área de Convivência (Piso 1); - Exposição "Clique Coletivo", de 05 a 29/11, que reúne temas diversos sobre a visão de cada fotógrafo. Com curadoria cuidadosa, as imagens capturam momentos únicos, explorando luz, sombra e emoção, convidando o público a uma imersão visual repleta de nuances e interpretações. Cada fotógrafo traz sua perspectiva singular, criando um diálogo entre estilos e visões que enriquecem a experiência do visitante. - Local: Área de exposições do Piso 1; - Exposição "Vôo de pássaro", de 05 a 29/11. A exposição apresenta um conjunto de imagens históricas sobre o desenvolvimento urbano capturadas pelo olhar e pelas lentes do fotógrafo Tony Miyasaka. Local: Área de exposições do Piso 2.

A Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) recebe a exposição “Nagô em papelão” do artista plástico, cenógrafo e ecodesigner Jefferson Trocato, de 21 até 27/11, de segunda a sexta-feira das 9h às 22h. A exposição apresenta 6 obras feitas inteiramente com papelão e abordam temas como ancestralidade, luta, união, espiritualidade e a rica herança cultural africana, sua história e religião. A mostra faz parte da programação das atividades comemorativas do Novembro Negro da UFSCar. Confira a programação completa AQUI
Cada peça, cuidadosamente elaborada, representa os valores e as tradições dos povos africanos e afrodescendentes. Todas produzidas em papelão, a mostra promove a reflexão do público a respeito da sustentabilidade. A escolha do papelão como material principal reflete uma preocupação com a sustentabilidade, mas também a ideia de ressignificar o simples e transformá-lo em arte potente e cheia de significado. “O foco sustentável não tem a ver somente com a preocupação ambiental. Temos que pensar também nas questões sociais e econômicas”, destaca o artista. Paulistano, Jefferson Trocato é formado em Design de Móveis pelo Centro Paula Souza. Seus projetos têm como base a sustentabilidade. Mudou-se para Sorocaba em 2017, quando conheceu algumas companhias de teatro e começou a fazer cenografia sustentável. Atua como arte-educador ministrando oficinas de arte sustentável com papelão. A mostra promete ser uma oportunidade de celebração da força e beleza da cultura negra, convidando o público a valorizar suas contribuições históricas e artísticas.
No dia 28/11 (5ªf) será realizada a Oficina Origami 3D confecção de Papai Noel - Turma 1: das 13h às 14h e turma 2: das 8h às 19h no Espaço Multiuso da B-So. Inscrições de 21 a 25/11 no site www.bso.ufscar.br . Participem!

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais