Atividades culturais nas Bibliotecas do SIBi em junho de 2023

Na Biblioteca Campus de Araras (B-Ar) no dia 05/06 às 13 horas haverá a apresentação musical de Saxofone e Contrabaixo com o baixista Vinicius Scovini Silva, estudante do curso de música pela UFSCar, integrante da banda baile Style House, da Big Boom Orchestra (big band situada em São Carlos) e do saxofonista Carlos Escames integrante da Big Boom Orchestra, da Orquestra Experimental da UFSCar, sendo bolsista da orquestra durante o ano de 2019 e integrante do grupo de música instrumental Quarteto Brazullê formado por músicos da UFSCar. No período de 12 a 30/06 acontece a Exposição Cultura Pop com desenhos e pinturas feitas pela equipe EFA e alunos. A EFA – Espaço Fabio Andrade apresenta desenhos e pinturas de personagens do cinema que se alastram por vários outros meios de comunicação. Esses personagens são nossos mitos contemporâneos, suas histórias e feitos heroicos que influenciam muitas pessoas com idades e culturas diferentes. Por isso, a abordagem desse tema no ambiente educacional artístico estimula uma maior aproximação entre o estudante de arte com aquilo que já vivencia fora da escola, sendo essas reproduções uma forma de preservar a memória de uma época e seus ícones, mesmo que fictícios. A entrada é gratuita de segunda a quinta-feira das 10h às 22h e sexta-feira das 10h às 19h na B-Ar. A tradicional Festa Junina da Biblioteca será no dia 28/06 (4ª f), com comidas, brincadeiras e música típicas. A atividade Yoga na Biblioteca acontece toda 5ª f às 13h na Sala Multiuso da Biblioteca. A instrutora é a aluna do curso de graduação em Agroecologia, Maria Luiza Tavares. 

Na Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) continua até 16/06 a exposição "Compilações" do artista plástico Tiago Teré. A série, com características geométricas, é o caminho trilhado no espaço da tela por linhas conexas e cores que contrastam com a tonalidade anteposta. As faixas coloridas se convergem criando um ou mais ângulos singulares, harmonizando com demais elementos aplicáveis à linguagem das artes visuais tais como forma e movimento. Natural de Sorocaba (SP), Tiago Teré passou sua infância imerso no mundo do desenho, descobrindo os traçados de grafia indígena na cidade de Dourados (MS) ainda pequeno junto ao povo Guarani-Kaiowá. O estudo das cores e suas possibilidades se desdobram à pesquisa geométrica influenciada pelo grafismo da arte étnica ameríndia e a arte Concreta brasileira da década de 1950. Atua desde 2006 com arte educação na Rede Estadual de Ensino de São Paulo e expõe em feiras culturais e eventos de arte independente. Conheça mais sobre o artista no site da BSo. Visite a exposição até 16/06 no saguão da B-So, de segunda a quinta-feira das 13h às 22h e sexta-feira das 9h às 18h, com entrada livre e gratuita. A atividade Meditação na Biblioteca acontece toda quarta-feira na Sala Multiuso 2, das 13h25 às 13h55, mediada pela estudante Bruna Natalina de Souza Martins, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental. A meditação busca um momento de encontro consigo mesmo, um tempo para se observar e praticar o autoconhecimento. Durante as sessões serão praticados exercícios e técnicas de respiração e relaxamento que contribuem para o aumento da atenção e concentração, mantendo o foco no momento presente. A atividade tem entrada livre e gratuita a todos os interessados na prática da meditação, no bem-estar e saúde mental. 

Na Biblioteca Comunitária (BCo) de 01 a 30 de junho acontecem as exposições:
A flor que virou fruto, de Aníbal Júnior.  Aníbal esculpe em diversos materiais, misturando técnicas manuais e digitais. É formado em arquitetura e urbanismo, onde descobriu esse interesse e tornou-se profissional de impressão 3D. Como estudioso e militante da pauta canábica, neste projeto ele reúne ética, estética, política e ciência de forma sensível e afetuosa. Es.tu.dar: verbo multitransitivo, de Raquel Gomes Valadares que apresenta o resultado de um projeto realizado durante um curso livre de fotografia realizado em 2022. Diante das restrições sanitárias e do distanciamento social ocasionados por conta da pandemia da COVID-19 foi necessário repensar as maneiras de ensinar, aprender e sobre a importância de estar no ambiente acadêmico. O objetivo deste projeto foi registrar por meio da fotografia outras definições do que é estudar e contou com auxílio dos estudantes do curso de Ciências Sociais da UFSCar, que foram retratados, entre setembro e outubro de 2022, no convívio acadêmico, apresentando a interação com o espaço universitário. Entre Continentes: a presença do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) na UFSCar, com fotos que mostram a presença de estudantes de graduação vindos de diferentes países, e a diversidade cultural trazida para a UFSCar por meio deste importante programa de Convênio Internacional, que a UFSCar faz parte desde a década de 1970. Esta iniciativa é da Coordenadoria de Acompanhamento Acadêmico e Pedagógico para Estudantes (CAAPE), da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), da Ação Cultural da Biblioteca Comunitária (BCo) e dos e das estudantes PEC-G da UFSCar. As exposições estão disponíveis de 01 a 30 de junho, nos Pisos 1 e 2 da BCo, de segunda a sexta-feira das 8h às 21h, com entrada gratuita.

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais