Atividades Culturais nas Bibliotecas do SIBi em janeiro de 2024

A Biblioteca Campus de Araras (B-Ar) no período de 08/01 a 08/02 apresenta a Exposição fotográfica “Retratos do Confinamento: uma leitura dos pensamentos, emoções e desejos da quarentena”, que pode ser conferida na B-Ar de quinta-feira, das 10h às 22h, e sexta-feira das 10h às 19h. Como fruto de uma construção coletiva entre membros da comunidade UFSCar e colaboradores externos, brasileiros e internacionais, o projeto recebeu ao longo de 2020 e 2021 contribuições em sua conta do Instagram - @photosofconfinement. A exposição possui enfoque nos quotidianos da quarentena iniciada em 2020, devido à pandemia do COVID-19, com imagens que discutem uma narrativa a respeito dos pensamentos, emoções e desejos presentes no quotidiano do período de quarentena. Essa exposição fotográfica conta com 10 imagens selecionadas de autores de diversas regiões do Brasil, incluindo imagens de fotógrafos internacionais, com destaque para a fotógrafa israelense Anat Parnass, radicada no Japão, e o fotógrafo israelense Eyal Warshavsky, radicado em Israel. As imagens, portanto, de múltiplos autores, contrastam aspectos do cotidiano de pessoas que vivem, tanto em zonas urbanas e rurais, sugerindo uma narrativa ao longo do ensaio fotográfico a respeito da diversidade humana, do emaranhamento do pensar, do sentir e do querer provocado pelo confinamento. A exposição teve apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx).
Os Projetos Inglês na biblioteca e Espanhol na biblioteca continuam sendo realizados. Inglês na biblioteca é um projeto da B-Ar em parceria com alunos do campus, que oferece aulas gratuitas de inglês todas as terças e quintas-feiras às 13h na Sala Multiuso da Biblioteca. A instrutora é aluna de graduação do campus, Vivian Gazzola. Espanhol na biblioteca é um projeto da B-Ar em parceria com alunos do campus, que oferece aulas gratuitas de espanhol toda quarta às 18h30 na Sala Multiuso da Biblioteca. O instrutor é aluno de pós-graduação do campus, Daniel González. 

Biblioteca Comunitária (BCo) de 06 de dezembro a 31 de janeiro de 2024 recebe a exposição Fotográfica Multicultural "We are More Similar Than Different" (Somos mais parecidos que diferentes). Com 24 fotografias autorais, de caráter artístico e documental, as imagens fazem parte de um projeto fotográfico iniciado em 2010 no Uzbequistão (Ásia Central) pelo docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) do Campus Sorocaba, Cesar Alves Ferragi (Zare Ferragi), que desde então tem fotografado cenas do cotidiano em diversos países, incluindo Brasil, México, Colômbia, Peru, Estados Unidos, França, Itália, Tunísia, Etiópia, Suécia, Bulgária, Turquia, Síria, Líbano, Israel, Uzbequistão, China, Japão, Filipinas, Camboja e Espanha, entre outros. As imagens estarão expostas em formato de "dípticos" (pares de fotos), contrastando aspectos em dois ou mais países e sugerindo uma narrativa ao longo do ensaio fotográfico a respeito das semelhanças que ocorrem em diversas culturas. O projeto, já exposto no Campus Sorocaba e na capital paulista, chega agora ao Campus São Carlos e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar. A visitação gratuita e aberta ao público está disponível na área de exposições do Piso 2 da Biblioteca Comunitária (área norte do Campus) durante o horário de funcionamento da Biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h

A Exposição Yaci, de Josana Carla (Lilo) acontece de 09 a 31 de janeiro. Ela traz a representação da vida, através de pinturas e desenhos de plantas, pássaros, insetos e pequenos animais. Reúne estudos realizados entre os anos de 2020 a 2023, apresentando ao observador a visão da artista e sua percepção visual sobre aquilo que nos cerca e que é tão vital para a manutenção da vida na Terra. Seu nome, Yacy, foi inspirado na divindade Tupi Guarani Mãe Natureza, o início de tudo, a criadora da vida. Yacy convida a observarmos o belo que a mãe natureza oferece, buscando aprofundar o pensamento e consciência ambiental e preservação da vida. Convida o observador a pensar a natureza. Inauguração 09/01 às 19h com declamação de poemas, rimas, músicas.

No dia 19/01 (sexta-feira), das 17h às 21h, será realizado o Game Night, na Starteca (2º Piso da BCo), com o objetivo de criar um ambiente acolhedor para comunidade universitária, onde todos podem fazer uma pausa necessária da rotina, se divertir, fazer amigos com decks absurdos de fortes e conhecer e interagir com os jogos mais clássicos e nostálgicos, aproveite para jogar e aprender Magic, jogos de mesa variados e reviva a nostalgia dos jogos mais antigos. Destaque para o Torneio de Mortal Kombat 3 Ultimate, com o vencedor levando um prêmio. O evento é gratuito, aberto a todos. Basta chegar, jogar e se divertir! Essa atividade faz parte do projeto "Espaços de cuidado e cultura" do Laboratório de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (AHTO), organizado pelo estágio de Terapia Ocupacional e Cultura em parceria com a Coordenadoria de Cultura (CCult), ProEx UFSCar.

Teca e Tuti: uma noite na biblioteca - Do curta universitário ao longa de animação: A exposição é a oportunidade de presenciar a história do curta metragem realizado por alunos da Imagem e Som da UFSCar que viajou o mundo! Conheça sua produção, roteiro e criadores. A exposição está disponível de 15/01 a 09/02/2024, no Piso 2 da BCo) durante o horário de funcionamento da Biblioteca, de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h. Visitação gratuita e aberta ao público.
Roda de Conversa com a SRInter no dia 31/01 (4ª feira), às 12h30. A SRInter (Secretaria Geral de Relações Internacionais) estará na BCo para falar sobre as oportunidades de mobilidade internacional, tirar dúvidas e compartilhar experiências de estudantes que já participaram dos programas. Aproveitem!

A Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) realiza a Oficina de Encadernação no dia 18/01 (quinta-feira) das 18h às 22h, no Espaço Multiuso da B-So. Participando desta oficina você vai sair com uma agenda novinha para 2024. Você vai aprender uma técnica de encadernação artesanal utilizando a técnica macramê. As inscrições foram limitadas e já estão esgotadas. Gratuita e com certificado. Todo o material será fornecido pela Elza, assistente administrativa da B-So, que ministrará a oficina. Os inscritos só precisarão trazer o material que será usado para encapar a sua agenda. 
A Exposição "Memórias do barro" pode ser visitada de 22/01 até 16/02. Ela apresenta 25 trabalhos em cerâmica do Grupo Invento no saguão da B-So. A mostra faz um resgate de algumas peças produzidas ao longo de 11 anos de existência do coletivo, que surgiu em Piracicaba em 2013, com a ideia de unir criatividade – e também esforços e resistência - para fortalecer a arte da cerâmica. A exposição revela a memória do InVento e de seus artistas que, através de diversas técnicas e diferentes poéticas, debruçam-se na parceria com o barro, esse material vivo e também cheio de memória, resultado do encontro entre a memória do barro e a memória das mãos dos artistas. Atualmente, o grupo é formado por Ana Paladino, Josiane Lazarini, Silmara Benetton e Vera Simonetti e, para essa mostra, traz o convidado Fábio Florentino.

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais