Atividades culturais nas Bibliotecas do SIBi em dezembro de 2023

A Biblioteca Comunitária (BCo) de 06 de dezembro a 31 de janeiro de 2024  recebe a exposição Fotográfica Multicultural "We are More Similar Than Different" (Somos mais parecidos que diferentes). Com 24 fotografias autorais, de caráter artístico e documental, as imagens fazem parte de um projeto fotográfico iniciado em 2010 no Uzbequistão (Ásia Central) pelo docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) do Campus Sorocaba, Cesar Alves Ferragi (Zare Ferragi), que desde então tem fotografado cenas do cotidiano em diversos países, incluindo Brasil, México, Colômbia, Peru, Estados Unidos, França, Itália, Tunísia, Etiópia, Suécia, Bulgária, Turquia, Síria, Líbano, Israel, Uzbequistão, China, Japão, Filipinas, Camboja e Espanha, entre outros. As imagens estarão expostas em formato de "dípticos" (pares de fotos), contrastando aspectos em dois ou mais países e sugerindo uma narrativa ao longo do ensaio fotográfico a respeito das semelhanças que ocorrem em diversas culturas. O projeto, já exposto no Campus Sorocaba e na capital paulista, chega agora ao Campus São Carlos e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar. A visitação gratuita e aberta ao público está disponível na área de exposições do Piso 2 da Biblioteca Comunitária (área norte do Campus) durante o horário de funcionamento da Biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

A Biblioteca Campus Sorocaba (BSo) apresenta de 14/11 a 21/12 no saguão da BSo a exposição fotográfica "Rostos etíopes: uma leitura da Etiópia, o Teto da África". São 26 fotografias que contrastam aspectos do cotidiano etíope, sugerindo uma narrativa ao longo do ensaio fotográfico a respeito das diversas culturas presentes no país. As fotos foram tiradas pelo professor adjunto da UFSCar Sorocaba Cesar Alves Ferragi (Zare Ferragi) e pela fotógrafa Terhas Berhe. O projeto contou com apoio da ProEx-UFSCar e da Embaixada da Etiópia, com participação de estudantes de graduação voluntários do curso de Turismo da UFSCar.  Confira mais informações e fotos do projeto acessando o site neste link. Veja o vídeo com mais informações no YouTube. A visitação é livre e gratuita para todos os públicos, durante o horário de funcionamento da Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h.

A Biblioteca de Araras (B-Ar) promove no período de 06/11 a 20/12 a Campanha Natal Solidário com a arrecadação de itens de higiene pessoal que serão doados ao albergue de Araras, que abriga moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade social. As doações poderão ser feitas até o dia 20 de dezembro na árvore-de-natal da Biblioteca. Os itens serão entregues ao albergue juntamente com os cartões de natal confeccionados na própria Biblioteca, pelos estudantes do Campus Araras, com pinturas, dobraduras e mensagens. Toda a comunidade está convidada a colaborar com a campanha.

Até o dia 15/12 na B-Ar acontece a Exposição de quadros (aquarela, pintura a óleo) da Escola de Arte Fabio Andrade – EFA, de Leme com o tema: Primavera. As obras expostas foram produzidas por alunos e artistas da EFA e apresentam abordagens acerca do conceito de Primavera e suas diversas consequências naturais, como o aumento das horas de luz durante o dia e como os seres vivos são estimulados e, consequentemente, ativa-se o instinto de reprodução, produção e a fluência artística. Pois esta consequência fisiológica altera o estado de espírito no ser humano e principalmente no humor. O significado da Primavera vai além de seus aspectos naturais, pois é carregada de grande simbolismo. Do ponto de vista artístico, a palavra Primavera é sinônimo de otimismo, vitalidade, energia ou plenitude. Em muitas ocasiões, apresenta-se como uma metáfora da vida e um símbolo humano, fazendo referência às mudanças que ocorrem na percepção de realidade coletiva, como as grandes catástrofes, guerras, pandemias, conflitos políticos e sociais, que reafirmam um período de escuridão que afligem a existência. É sobre essa questão sombria que se debruçam os artistas, assimilando as angústias coletivas e expressando uma dose de esperança, em busca de uma nova Primavera.

Os Projetos Inglês na biblioteca e Espanhol na biblioteca continuam sendo realizados. Inglês na biblioteca é um projeto da B-Ar em parceria com alunos do campus, que oferece aulas gratuitas de inglês todas as terças e quintas-feiras às 13h na Sala Multiuso da Biblioteca. A instrutora é aluna de graduação do campus, Vivian Gazzola. Espanhol na biblioteca é um projeto da B-Ar em parceria com alunos do campus, que oferece aulas gratuitas de espanhol toda quarta às 18h30 na Sala Multiuso da Biblioteca. O instrutor é aluno de pós-graduação do campus, Daniel González.

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais