Atividades Culturais nas Bibliotecas do SIBi em agosto de 2024

A Biblioteca Comunitária (BCo) entre os dias 5 e 30/8 apresenta duas diferentes exposições para sua comunidade: a primeira, que estará disponível para visitação a partir do dia 5/8, no Piso 2 da BCo, em parceria com o artista Roberval Italiano, é uma exposição fotográfica intitulada "Sonhos não envelhecem", a respeito de Liverpool e sua relação com os Beatles. De acordo com Roberval, essa exposição "[...] é fruto de uma seleção entre as mais de mil fotos tiradas em Liverpool e representam uma boa parte de tudo que a banda criou e o quanto a própria cidade influenciou nas canções daqueles quatro jovens músicos".
Já a segunda exposição, intitulada "Traços de Cobalto", aberta a partir do dia 6/8, no Piso 1 da BCo, é uma seleção de pinturas de Amanda de Melo Carvalho, artista de 17 anos que apresenta, já na sua primeira exposição, obras minuciosas que prendem a mente e criam um mar de reflexões sobre a vida e suas nuances. Autodidata, Amanda nasceu e cresceu em São Carlos e tem na pintura a óleo a sua técnica característica.
As duas exposições são totalmente gratuitas e podem ser visitadas no horário de atendimento da BCo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

A Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) apresenta a exposição fotográfica "O olhar para um organismo agrícola". Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e do Núcleo de Agroecologia Apetê-Caapuã, a exposição com 36 fotos de autoria de Victoria Starck Schwanz, discente do curso de Engenharia Florestal da UFSCar, Campus Sorocaba, que fazem parte de um projeto fotográfico iniciado por ela, juntamente com outros discentes e docentes, a partir de vivências em territórios da reforma agrária em geral, incluindo assentamentos do MST, quilombos e aldeias, por meio de atividades do Núcleo de Agroecologia Apetê Caapuã (NAAC). Além da Victoria, fazem parte da equipe: - Prof. Dr. Cesar Alves Ferragi, professor adjunto do curso de Turismo da UFSCar, Campus Sorocaba; - Prof. Dr. Fernando Silveira Franco, professor associado dos cursos de Engenharia Florestal e Biologia da UFSCar, Campus Sorocaba; - Malika Saion: discente do curso de Turismo, da UFSCar, Campus Sorocaba. As imagens captadas são dos assentamentos Horto Bela Vista e Ipanema, em Iperó-SP, no Quilombo Cafundó, em Salto de Pirapora-SP, na aldeia guarani Gwyra Pepo e de outros territórios de agricultura familiar em Sorocaba e região. A exposição discute uma narrativa a respeito das pessoas e histórias da reforma agrária e territórios indígenas e contrastam aspectos do cotidiano de pessoas que vivem em zonas rurais, sugerindo uma narrativa ao longo do ensaio fotográfico a respeito da diversidade humana, do emaranhamento do pensar, do sentir e do querer provocado pelo movimento agroecológico. Informações adicionais disponíveis no site da B-So. A exposição pode ser visitada no período de 25/07 a 23/08, no saguão da B-So, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h. A entrada é livre e gratuita para todos os públicos.

No dia 13/08, às 16h, haverá uma Roda de Conversa com a fotógrafa Victoria Starck Schwanz, estudante do Curso de Engenharia Florestal e autora das fotos da exposição "O olhar para um organismo agrícola". A roda será mediada por Cesar Alves Ferragi, docente do Curso de Turismo, da UFSCar-Sorocaba. Não perca a oportunidade de conversar com a artista e ainda fazer uma visita guiada com ela pela exposição. Para participar, é só chegar no Espaço Multiuso da Biblioteca! Evento gratuito e aberto a todos os públicos.

Minicursos acadêmicos presenciais serão ofertados nos seguintes dias de agosto e setembro às 17 horas, na Sala multiuso da B-So:
1- 20/08 - Fazendo citações, de acordo com a norma ABNT
2- 22/08 - Pesquisando no Portal de Periódicos da CAPES
3- 27/08 - Fazendo referências, de acordo com a ABNT
4- 29/08 - Fazendo o seu currículo Lattes
5- 03/09 - Formatando o trabalho acadêmico, de acordo com a ABNT
6- 05/09 - Utilizando o gerenciador de referências Mendeley
Basta realizar a inscrição nos cursos escolhidos de 14 a 19/08, pelos formulários eletrônicos disponíveis no site da B-So. As vagas são limitadas. Haverá certificado de 2 horas. Mais informações: acesse o site da B-So, ou entre em contato com o e-mail bso.referencia@ufscar.br

Oficina de encadernação usando a costura corrente – a B-So vai oferecer oficinas de encadernação artesanal usando a costura corrente, ministrada pela servidora técnica-administrativa Elza Naomi Kawaguchi e com duração de uma hora. As oficinas acontecerão nos dias 28/08 (quarta-feira) das 18h às 19h, e no dia 04/09 (quarta-feira) das 13h às 14h no Espaço Multiuso da B-So. As oficinas são gratuitas. Haverá certificado e a participação é aberta a todas as pessoas interessadas. A inscrição para o dia 28/08 pode ser feita até o dia 27/08 pelo formulário disponível em LINK EXTERNO . A inscrição para o dia 04/09 pode ser feita de 30/08 a 03/09 pelo formulário disponível em LINK EXTERNO . Não é preciso trazer nenhum material. Todas as informações serão encaminhadas para o seu e-mail na confirmação da inscrição. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail elzank@ufscar.br

Biblioteca Campus Araras (B-Ar) - Até o dia 31 de agosto a B-Ar recebe a exposição fotográfica "We are More Similar Than Different" Exposição fotográfica - Somos mais parecidos que diferentes. As 24 fotografias expostas fazem parte de um projeto iniciado em 2010 no Uzbequistão (Ásia Central) pelo docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) do Campus Sorocaba, Cesar Alves Ferragi, que desde então tem fotografado cenas do cotidiano em diversos países, incluindo-se Brasil, México, Colômbia, Peru, Estados Unidos, França, Itália, Tunísia, Etiópia, Suécia, Bulgária, Turquia, Síria, Líbano, Israel, Uzbequistão, China, Japão, Filipinas, Camboja e Espanha, entre outros. As imagens estão expostas em pares, contrastando os países e também sugerindo uma narrativa a respeito das semelhanças que ocorrem em diversas culturas. O projeto, já exposto nos campi em Sorocaba e São Carlos e na capital paulista, chega agora ao Campus Araras e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar. A visitação, gratuita e aberta ao público, está disponível durante o horário de funcionamento da Biblioteca, de segunda a quinta-feira, das 10 às 22 horas e de sexta-feira, das 10 às 19 horas.

Exposição - Folclore na Biblioteca - Em comemoração ao dia do Folclore a B-Ar apresenta de 19 a 23 de agosto uma exposição de contos, lendas, músicas e figuras que retratam o Folclore Brasileiro. O material foi organizado pela equipe da Biblioteca e estará exposto na área de exposição da B-Ar.

Continuam sendo realizados os Projetos: “Inglês na Biblioteca” - Em parceria com uma estudante do Campus, que ministra aulas de inglês na B-Ar, de segunda a sexta das 12h45 às 13h45 e das 17h45 às 18h45. Uma oportunidade para os alunos, técnico-administrativos e comunidade externa terem aulas de inglês gratuitamente. O projeto tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar. E também o projeto "Yoga na Biblioteca"- em parceria com uma estudante do Campus, Maria Luiza Santini Campos Tavares, do curso de Agroecologia, que atua como instrutora voluntária, oferecendo as práticas de yoga na Sala Multiuso da B-Ar. As práticas acontecem às quartas-feiras, às 13 horas. As vagas são limitadas e são preenchidas por ordem de chegada.

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais