Atividades culturais nas Bibliotecas do SIBi em agosto de 2023

Na Biblioteca Comunitária (BCo) durante todo mês ocorre a exposição conjunta que reúne fotografias de Amarilio Ferreira Jr. e pinturas de Marisa Bittar, ambos docentes do Departamento de Educação da UFSCar. A exposição "São Luís do Maranhão", de Amarilio Ferreira Jr. apresenta fotografias feitas em 2018 e que retratam a parte antiga da cidade de São Luís do Maranhão, com seus casarões, ruas enfeitadas com bandeirolas, muros, portas e janelas. A exposição "UFSCar em tela",  segundo Marisa Bittar “registram cenas afetivas que cada um de nós tem da UFSCar”. As pinturas foram inspiradas nas fotografias de Amarilio Ferreira Jr. que, ao longo dos anos, tendo a UFSCar como foco de sua câmera, preservou imagens que não existem mais na vida real da Universidade. Por isso, a fotografia e a pintura as eternizam em nossas lembranças. As exposições estão disponíveis na área de exposições do Piso 1. 
Durante todo o mês ocorre também a exposição de poemas "Anseios e Ensaios". A exposição é a primeira exibição artística de João Pedro Rocha Dias como poeta amador, ele que é calouro de Engenharia Química na UFSCar e amante da literatura brasileira. A exposição está disponível no Piso 2 da BCo. As exposições têm visitação gratuita e podem ser feitas durante o horário de funcionamento da biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

No dia 9 de agosto (4a.f) às 17h30, no segundo piso da BCo, acontece o Café Literário, que abordará a obra “Olga Benário: Uma comunista nos arquivos da Gestapo”, da historiadora Anita Leocádia Prestes (filha de Luiz Carlos Prestes e Olga Benário Prestes). Lançado pela editora Boitempo, em 2017, e baseado em registros inéditos liberados com a abertura dos arquivos da polícia secreta nazista, a Gestapo, o livro foi escrito após extensa pesquisa da autora, incluindo oito dossiês com mais de dois mil itens, entre cartas, telegramas, anotações e fotografias. Finalista do 65º Prêmio Jabuti, a obra foi lançada recentemente em Berlim, em alemão. O bate-papo terá a mediação da Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e docente do Deptº de Letras, Diana Junkes e ocorre logo após a abertura da exposição intitulada “Olga Benário Prestes: Amor materno, ideais de luta e revolução”, que será aberta pela própria Anita às 17h no saguão de entrada da BCo. Mais informações neste link

Na Biblioteca Campus Araras (B-Ar) no período de 01/08 a 25/08 acontece a Exposição de lendas/contos e desenhos/pinturas sobre o Folclore, no Cantinho da Arte da Biblioteca, por alunos do campus. E de 15/08 a 15/09 é a vez da Exposição "Olhares para o Cerrado na UFSCar". Trata-se de um conjunto de 30 fotos, premiadas nos concursos realizados pela atividade de extensão "Visitas Orientadas à Trilha da Natureza" entre 2018 e 2022. Estas imagens trazem registros feitos pela comunidade da área protegida de cerrado no Campus São Carlos. 

A Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) recebe a Exposição Terra Rasgada de 04/08 até 05/09, que reúne obras de Dani Shirozono, Jeff Barbato, Lucas Souza e Marília Scarabello, e tem texto curatorial de Allan Yzumizawa. O nome da exposição é inspirado na palavra Sorocaba, de origem Tupi-guarani, que significa Terra rasgada. A exposição busca a reflexão de como as relações de conflito, tensões territoriais e ecossociais da região de Sorocaba e do interior do Estado de São Paulo refletem na cultura, no meio ambiente e nas relações entre a população local. Os temas das obras expostas dialogam sobre o aumento da especulação imobiliária, danos ambientais e desigualdade social. Não ao acaso, o corpo da mostra é formado por artistas nascidos e/ou residentes em cidades do interior paulista, como Sorocaba e Jundiaí e que de diferentes formas discutem o conflito e a violência presentes no processo de urbanização a partir do desenvolvimento econômico nas cidades do interior paulista. Clique aqui para acessar a mini biografia dos artistas. A visitação poderá ser feita de segunda a sexta das 9h às 22h e a entrada é livre e gratuita para todas as pessoas.

As Sessões de Meditação na Biblioteca acontecem toda quarta-feira das 13h25 às 13h55, na Sala Multiuso 2, mediada pela doutoranda Bruna Natalina de Souza Martins. 

A meditação busca um momento de encontro consigo mesmo, um tempo para se observar e praticar o autoconhecimento.  Outras informações clique aqui. A atividade tem entrada livre e gratuita.

No dia 22/08 no auditório do CCGT às 18h haverá a sessão do Cine Debate "O armário não é nosso lugar”, um documentário longa-metragem voltado à comunidade LGBTQIA+. Informações adicionais e sinopse aqui. Após a sessão (duração 90 min.) haverá uma roda de conversa mediada pela servidora técnica-administrativa Augusta Batista Baêta das Neves. A sessão é gratuita e aberta à comunidade interna e externa da UFSCar, com classificação indicativa de 12 anos.

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais