Atividades culturais em Setembro nas Bibliotecas do SIBi

Biblioteca  Campus  Araras (B-Ar) está com duas exposições  em setembro abertas ao público em geral: a exposição fotográfica "Myanmar - vozes que escutam caladas", de autoria do professor Cesar Alves Ferragi, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades, do campus Sorocaba da UFSCar. Segundo Ferragi "os monges são as 'vozes que escutam caladas', porque eles têm uma posição de aprendizado e ensino, escutam, estudam muito e ajudam as pessoas, que confiam neles".  Gratuita e aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10 às 21 horas até o dia 23. E também a “Exposição de Orquídeas”, cultivadas pelo servidor técnico-administrativo do campus de Araras, Edvaldo Fonseca Alves, no período de 26 a 30 de setembro. No período de 12 a 30, segue a comemoração da Primavera e Arte na Biblioteca com a exposição de fotos, resultado do Concurso de Fotografias, com o tema Livro e Primavera, com prêmios da EdUFSCar, além da realização da Oficina de Pintura em Aquarela, ministrada pelo aluno do campus, Felipe Millk. Haverá também a Campanha Setembro Amarelo, com rodas de conversa sobre o tema saúde mental, com profissionais da área convidados.

E seguem sendo realizadas suas atividades regulares presenciais para a comunidade acadêmica, que são: Inglês na biblioteca, um projeto com parceria de alunos voluntários do campus, de segunda a sexta-feira das 12h45 às 13h45; Yoga na Biblioteca, que acontece todas as segundas às 13h e às quartas 17:30h, é um projeto com parceria de alunos voluntários do campus; Meditação na Biblioteca que acontece todas as 3ª feiras em às 18h, uma iniciativa da pedagoga Elaine Maldonado do Departamento de Ensino de Graduação, em parceria com a B-Ar; Rodas de conversa na Biblioteca - tema: Saúde mental, acontece todas às 5ª feiras, das 13h às 14h e às 17h30, uma parceria com o psicólogo do campus Ricardo Oliveira do DeACE-Ar; Roda de conversa na Biblioteca  – tema: Sustentabilidade e Meio Ambiente, acontece quinzenalmente às 3ª feiras às 13h, com convidados para falar sobre o tema, esta atividade faz parte do Projeto “Sustentabilidade e Meio Ambiente na Biblioteca campus de Araras” vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (ProEx).

Biblioteca Campus Lagoa do Sino (B-LS) a partir de 05/09 está com a Exposição Fotográfica "Retratos do Confinamento (Photos of Confinement) - Uma leitura dos pensamentos, emoções e desejos da quarentena", que pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, até o dia 23 de setembro. Resultado de uma construção coletiva entre membros da comunidade universitária e colaboradores externos, brasileiros e internacionais, o projeto recebeu ao longo de 2020 e 2021 contribuições em sua conta do Instagram. A exposição possui enfoque nos cotidianos da quarentena iniciada em 2020, devido à pandemia do Covid-19, com imagens que formam uma narrativa a respeito dos pensamentos, emoções e desejos presentes no dia a dia do período de isolamento social. A mostra conta com 10 imagens selecionadas dentre 366 postagens, de autores de diversas regiões do Brasil, incluindo registros de fotógrafos internacionais. Segundo o prof. Zare Ferragi: ...”As imagens e textos aqui apresentados contam suas próprias histórias. E assim compõem possibilidades discursivas, uma realidade que aqui torna-se ao mesmo tempo coletiva e recortada, atravessada por múltiplas perspectivas a respeito do confinamento.”  A realização é do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So), a partir de uma iniciativa de alunos do Master in Business Innovation (MBI), e inspirada nos estudos do espaço biográfico do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas, Formação e Trabalho Docente (NEPEN), com apoio da ProEx e Biblioteca Campus Sorocaba (B-So).

Na Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) até 30 de setembro o artista Ernesto Ferro expõe 19 esculturas em madeira com a Exposição Topologias Orgânicas. Ferro, que reside em Sorocaba, é artífice da madeira, participou de diversas exposições e salões de artes com linguagem em escultura, arte objeto e instalações. Nessa exposição a proposta é possibilitar uma experiência sensorial que ultrapasse os limites do olhar, pois as esculturas foram pensadas para serem tocadas, permitindo que a forma seja absorvida também pelo tato, sendo assim as obras podem ser apreciadas por pessoas com deficiência visual. Para conhecer mais sobre o artista Ernesto Ferro acesse seu site. A entrada é livre e gratuita para todos os públicos. Toda 3a. feira às 13h, no saguão da Biblioteca, acontece 3 Minutos e Meio, uma atividade com o objetivo de divulgar as pesquisas de Iniciação Científica (IC), de mestrado e doutorado realizadas no campus para conhecimento de toda a comunidade universitária. São elas: dia 06/09 - Mayara de Almeida Ribeiro Carvalho: Excesso de ferro em nossas águas: o que a ciência pode fazer?; dia 13/09 Michele Provase: Danos ao DNA no cérebro de abelhas expostas a inseticidas; dia 20/09 Guilherme Andrade Neto Schmitz Boeing: Como os nossos plásticos afetam as nossas abelhas?; dia 20/09 Caroline Ferreira da Silva: Metais no rio Sorocaba: o que a ciência diz sobre isso? e dia 27/09 Edição especial de fim de semestre.

Na Biblioteca Comunitária (BCo) acontecem exposições presenciais e atividades presenciais e virtuais, destacando-se dentre elas: a Exposição "Retratos do Brasil", de Selma Arenales. Essa exposição é composta por 60 telas com legendas explicativas, um vídeo com 152 imagens adicionais e um banner do mapa do Brasil com as principais fotos.  Disponível no Piso 2 até o dia 23/09. A Exposição "Star Wars", durante todo o mês, está na Área de Exposições, no Piso 1. A Exposição virtual "A origem da água", de Ana Cristina Braga Martes (05/09 a 30/09) sobre o seu romance homônimo, primeiro livro de ficção de Ana Cristina, que é socióloga, pesquisadora e ex-professora da Fundação Getúlio Vargas.  Ela também estará presente no Café Literário no dia 27/09 (3ª. F) às 14h para falar sobre o tema Loucura e Literatura, com transmissão ao vivo no canal do YouTube da BCo.  O Café Filosófico "Arte e Liberdade: distensões do sensível”, com o Prof. Dr. Pedro Fernandes Galé do Departº. de Filosofia da UFSCar, acontece no dia 15/09 (5ª.f) às 14h, no Piso 2. Desde a vinculação, tardia, entre belas-artes e artes liberais (ou seja, arte de homens livres) a arte se viu vinculada ao livre operar dos artífices. Pensar sobre a relação das artes e a liberdade é pensar um dos aspectos centrais das sociedades modernas em sua relação com as artes e seus valores sensíveis. O evento será transmitido ao vivo no canal do YouTube da BCo

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais