Atividades culturais em Novembro nas Bibliotecas do SIBi e na UMMA

A Biblioteca Campus de Araras (B-Ar) segue com as atividades regulares realizadas para sua comunidade que são: Inglês na biblioteca, um projeto com parceria de alunos voluntários do campus, de segunda a sexta das 12h45 às 13h45; Yoga na Biblioteca, que acontece todas as segundas das 13h às 14h e às quartas-feiras às 17h30, um projeto da B-Ar com a parceria de alunos voluntários; Meditação na biblioteca, acontece todas as 3ª feiras às 18h, uma iniciativa da pedagoga Elaine Maldonado do Departamento de Ensino de Graduação em parceria com a B-Ar; Rodas de conversa na biblioteca - tema: Saúde mental, às 5ª feiras das 13h às 14h e também às 17h30, uma parceria com o psicólogo do campus Ricardo Oliveira do DeACE-Ar. As demais atividades são referentes à XII Semana da Biblioteca Campus Araras, que normalmente é realizada em outubro, mas em razão das férias dos alunos, será realizada em novembro. São elas: a “Exposição de telas e Artes Digitais”, do artista Felipe Millk, no período de 21 a 25/11. No dia 23/11 às 13h será realizada a Oficina de pintura em Aquarela, com o tema: Cores, com o Felipe. Haverá também nesse período (21 a 25/11) a Feira do Livro, que consiste na disponibilização de livros para troca e/ou doação. A Campanha “Devolva-me”, de incentivo a devolução de livros em atraso, e, as suspensões serão retiradas, mediante a doação de café, que será revertido em benefício dos usuários da B-Ar no Projeto "Hora do Chá e Literatura". Outra atividade é Cinema na Biblioteca, de segunda a sexta-feira (21 a 25/11), às 12:30h, onde serão exibidos filmes na B-Ar durante a semana. Também a Inauguração da caixa – “Frase do dia” e a Transmissão dos jogos da Copa do Mundo.

Na Biblioteca Comunitária (BCo) acontece a Exposição "Concurso de Fotografia do Cerrado da UFSCar - edição 2022”, que se encontra no Piso 2 e permanecerá até o dia 25/11. Ela apresenta as 69 fotos classificadas para a 5ª edição do Concurso de Fotografia do Cerrado da UFSCar divididas nas categorias "Registros históricos" e "Registros do ambiente". Essa exposição também pode ser vista virtualmente até 09/12/2022. A Premiação do Concurso de Fotografia do Cerrado da UFSCar2022 será realizada no dia 10/11/2022 às 19h, no Piso 2 da BCo. A 9ª Exposição dos alunos do Ateliê Cláudia Mazza, encontra-se no Piso 1 da BCo, no período de 07/11 a 30/11/2022. Nesta mostra participam 25 alunos de várias faixas etárias, com 80 trabalhos de diferentes técnicas de pinturas e mosaico. A Exposição “Topologias Orgânicas”, de Ernesto Ferro, encontram-se no Piso 2, no período de 17/11 a 09/12/2022. As obras são feitas a partir de blocos de sobreposição de lâminas de madeiras variadas recortadas e esculpidas. A proposta é possibilitar uma experiência sensorial que ultrapasse os limites do olhar, pois as esculturas foram pensadas para serem tocadas, permitindo que a forma seja absorvida também pelo tato, e sendo assim as obras podem ser apreciadas por portadores de deficiências visuais. A Exposição "Novas Topografias: Paisagens Vernaculares do Interior do Estado de São Paulo", está disponível de 16/11/2022 a 31/01/2023. São fotografias e fotomontagens originais de Antonio Mozeto. A apresentação da peça Coração Materno em formato de rádio teatro com alunos do curso técnico em Teatro do Senac São Carlos, aberta a toda comunidade, acontece no dia 10/11/2022 às 19h30, na Área de Convivência da BCo (Piso 1). O Café Literário com C. P. Torber e a série Control, acontece no dia 22/11/2022 às 14h, no Piso 2 da BCo e também será transmitido ao vivo no canal BCo UFSCar no YouTube.
Neste encontro, a conversa é com C. P. Torber sobre a série Control.
O primeiro livro da série Control narra os passos iniciais da longa caminhada de Maran em busca de maior controle sobre os rumos da sua vida, sem saber que ela não depende apenas do resultado único de duas decisões. Quem é Maran e de onde vem? No dia 25/11/2022 às 14h, na Sala 7 (aprendizagem), no Piso 2 da BCo. será realizado um encontro de tradutores e intérpretes de diversas áreas para troca de experiências, denominado 3º BarCamp 016.

A Biblioteca Campus Lagoa do Sino (B-LS) participa como apoio da realização da III “Semana Indígena da UFSCar Campus Lagoa do Sino”, nos dias 22 e 23/11, com a organização do Centro de Culturas Indígenas da Lagoa do Sino (CCI-LS), que visa difundir a diversidade cultural dos povos indígenas dentro da UFSCar. O evento acontecerá na área de convivência do campus. No período de 22/11 a 15/12/2022 acontece a “Exposição dos 50 Anos da UFSCar”, na B-LS em seu horário de funcionamento.

Na Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) toda 3a. Feira às 13h, no saguão da Biblioteca acontece a atividade “3 Minutos e Meio”, do projeto de extensão Meio de Cultura, com o objetivo de divulgar, resumidamente, as pesquisas de Iniciação Científica (IC), de Mestrado e Doutorado realizadas no campus, para conhecimento de toda a comunidade universitária. São apresentações abertas, em que os pesquisadores resumirão seus trabalhos de forma leve e fácil. O desafio é traduzir a ciência para todas as pessoas, sem quaisquer recursos audiovisuais. Confira a programação. No período de 26/10 a 2/12, acontece a exposição “Imagens e Versos desse Universo”, do artista Ciro Cellurale, com 19 desenhos utilizando a técnica de pirogravura; a arte de gravar ou fazer gravura em madeira e outros materiais com ponta incandescente, utilizando-se do pirógrafo. São apresentados também 13 poemas de Ciro e será possível conferir seu livro “Versos desse Universo” publicado em 2017 com outros poemas de sua autoria. Informações adicionais sobre o artista aqui. A exposição é gratuita, livre para todos os públicos e pode ser visitada nos seguintes horários: segunda a quinta-feira das 13h às 22h e na sexta-feira das 9h às 18h.

A UMMA está realizando a "Exposição de Arte e Cultura Indígena" como uma atividade integrante do VIII Seminário de Política de Informação e Memória, e em parceria com a III Semana Indígena da UFSCar - Campus Lagoa do Sino e a III Semana da Consciência da Diversidade Indígena. O VIII Seminário da UMMA está previsto para o dia 23 de novembro às 14h e o tema será os 50 anos dos Centros da UFSCar: CECH, CCBS e CCET que estão completando 50 anos.



Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais