Atividades culturais em Março nas Bibliotecas do SIBi

Na Biblioteca Campus Araras (B-Ar) continuam os projetos Yoga na Biblioteca, que acontece todas as 2ª feiras das 13h às 14h, um projeto da B-Ar com a parceria de alunos voluntários e às 4ªas feiras às 12h30min e às 13h20min um projeto vinculado ao PIAPE. As Rodas de conversa na Biblioteca - tema: Saúde mental, às 5ª feiras das 13h às 14h, uma parceria com o psicólogo do campus Ricardo Oliveira do DeACE-Ar. Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no dia 8/03 haverá a entrega de mimos e sorteios de brindes na Biblioteca. No período de 13 a 31/03 acontece a Exposição – Telas e esculturas, com o tema Arte contemporânea, do artista Fábio Andrade. E para a Comemoração do Aniversário da Biblioteca (13 anos) no dia 27/03 haverá um Café comemorativo para os usuários da B-Ar. Durante este mês no “Cantinho da Arte da Biblioteca” o tema contemplado é o Origami.

Na Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) continua a atividade “Clube do Livro Científico”, com encontros quinzenais às sextas-feiras, das 15h às 17h, para a discussão de um capítulo do livro "Cosmos" do autor Carl Sagan. É uma iniciativa do Laboratório de Paleobiologia e Astrobiologia (DBio-So), coordenado pela Profa. Mírian Liza Alves Forancelli Pacheco, com o apoio da B-So. Este mês os encontros são nos dias 3, 17 e 31. A participação é aberta e gratuita a todos os interessados. Local: Sala Multiuso 1 da BSo. A Prática de Meditação acontece toda 4ª. feira, das 13h25 às 13h55, na Sala Multiuso 2 da B-So, contando com a mediação da estudante Bruna Natalina de Souza Martins, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental. Na atividade 3 Minutos e Meio, que apresenta as pesquisas da UFSCar no saguão da Biblioteca, haverá no dia 14/03 (3ªf) a apresentação de Mariana Amaral Azevedo falando sobre "Biossurfactantes: uma revolução biotecnológica" e no dia 28/03 a Programação especial 3ª edição com docentes. Para comemorar o Dia Internacional da Mulher a Exposição fotográfica: “Mulheres na Batalha”, de 7 a 31/03 no saguão da B-So. Essa mostra apresenta 25 fotografias de Marcelo Nascimento, com fotos emolduradas que retratam 25 mulheres da região de Sorocaba. O objetivo é a valorização da mulher e de seu trabalho. Em momento oportuno, as fotografias trazem à tona a reflexão para as questões de gênero, pois as imagens fotográficas são de mulheres reais da cidade de Sorocaba e das cidades circunvizinhas. A mostra fotográfica exalta a presença da mulher e destaca a importância em seus espaços de atuação, seja onde elas quiserem. Destaque para a diferença e diversidade como cada uma individualmente são: as cores, cabelos, idades, roupas, jeitos, profissões e ocupações, sorrisos e belezas.

Na Biblioteca Comunitária (B-Co) continua a exposição “Imagens e Versos desse Universo” até 31/03 de Ciro Cellurale com desenhos utilizando a técnica de pirogravura e poemas de seu livro “Versos desse Universo”. Mais informações sobre Cellurale em seu site. A visitação às exposições é gratuita e aberta a todos, de 2a. a 6ª feira, das 8 às 21 horas.  A BCo está recebendo também a mostra artística "A melancolia como potência criativa", que faz parte da programação da SEIS 22 - Semana de Imagem e Som, no período de 6 a dia 31 de março. A mostra apresenta uma coleção de obras de artistas de todo o Brasil, englobando diferentes artes visuais, como pintura, colagens, fotografias e artes digitais. Confira mais informações aqui . O Café Literário “Escrita Criativa, o caminho das letras como instrumento de expressão da escrevivência feminina”, com a escritora Maria Nascimento acontece no dia 14 de março, às 14h30, no Piso 2 da BCo. Outras informações complementares aqui. O evento também será transmitido ao vivo pelo YouTube no canal BCo.