Atividades culturais em maio e para a Calourada 2023 nas Bibliotecas do SIBi

Na Biblioteca Comunitária (BCo) a programação para a Calourada contará com inúmeras atividades: no dia 9 de maio, a BCo e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil), da UFSCar, promovem o Café Filosófico, com o lançamento do livro "Hegel e Lacan: cinco conferências em Filosofia da Psicanálise, de Bento Prado Jr.", organizado e editado por Richard Simanke, professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Informações sobre o livro aqui. O Café Filosófico é aberto ao público, gratuito e acontece a partir das 18h30, no Piso 2 da BCo e será transmitido ao vivo pelo canal do CECH UFSCar no YouTube. Dia 16/05 (terça-feira), às 13h, a Secretaria de Gestão do Espaço Físico (SeGEF) realizará uma Roda de Conversa, em comemoração aos 30 anos da Secretaria, acerca dos projetos e obras desenvolvidos na UFSCar. A roda de conversa acontece no espaço de convivência da BCo, no Piso 1. No dia 23/05 (terça-feira), às 19h40, tem apresentação da Big Boom Orchestra. A Big Boom Orchestra já conquistou a cena musical da região com suas apresentações energéticas e emocionantes, com uma formação completa de saxofones, trompetes, trombones, piano, guitarra, baixo e bateria. Sob a direção dos professores Glauber Santiago e Fred Cavalcante, os músicos trarão um show baseado em músicas brasileiras e americanas em arranjos próprios para a formação. Dia 24/05 (quarta-feira), às 12h30 na entrada da BCo (em frente ao Teatro Florestan Fernandes) acontece a apresentação da Bateria UFSCar. Nos dias 30 e 31/05 (terça e quarta-feira), às 13h, acontece a Oficina "Vivências poéticas: Do RAP ao Funk, rumo à literatura", com a proposta de trabalhar a poesia em suas várias facetas, ensinando a construção de versos, rimas, ritmos e temas. O enfoque é apresentar a poesia em sua manifestação cotidiana para a juventude. Usando instrumentos lúdicos, bem como a música chamaremos a atenção da plateia para a manifestação da palavra e da poesia falada. No dia 30/05 a oficina apresentará a parte teórica e será realizada na Sala 7 da BCo (Sala de aprendizagem no Piso 2). No dia 31/05 a atividade prática será realizada no espaço de exposições de painéis da CAEv (atrás da Livraria da EDUFSCar). 

Exposições na BCo de 02 a 31/05: Meu Refúgio, de Danilo Godoy. Godoy é artista independente e estudante do curso de Estatística da UFSCar. A exposição está disponível na área de exposições do Piso 1. Projetos e Obras desenvolvidos pela Secretaria de Gestão do Espaço Físico - SeGEF (2022/2023). A exposição apresenta projetos e obras, finalizados e em andamento, desenvolvidos pela SeGEF na UFSCar. A exposição está disponível no Hall de entrada do Piso 1. Exposição fotográfica "Um caminho democrático das origens até os confins", que narra a história de indígenas da etnia Tupi-Guarani oriundos do Rio Grande do Sul, que percorreram até o litoral paulista, posteriormente para Bauru (SP), até fundarem a aldeia Tekoa Nãnderu em São Miguel do Arcanjo, onde hoje habitam. Descendentes dos precursores dessa peregrinação indígena agora estão em fase de transição de sua aldeia atual para Itu (SP) – local onde foram fotografados pelo Técnico Administrativo Leandro Bastos (DAC). O intuito dessa exposição é enaltecer e preservar a crença e costume indígena de que caminhar por quaisquer cantos do país é um ato democrático e de direito, sendo respeitada a condição de indígena onde quer que ela se apresente. A exposição está disponível no Piso 2.

Exposições de equipes e projetos da UFSCar na BCo de 22 a 26/05: Red Dragons, equipe de robótica da UFSCar que atualmente conta com mais de 70 membros (de variados cursos de graduação da UFSCar) e é formada por 3 projetos, o VSSS (Very Small Size Soccer), o Robótica na Escola e o Workshop de Tecnologia. Dínamo E-racing, projeto de extensão formado por alunos da UFSCar, com o objetivo de desenvolver um veículo elétrico de alta performance para participar da competição anual de Fórmula SAE Brasil. Baja UFSCar, programa estudantil proposto pela SAE (Society of Automotive Engineers) na forma de uma competição universitária de projeto entre estudantes de diversas universidades. Os alunos são desafiados a projetar um veículo off-road e desenvolver um plano de negócio e um protótipo do produto. Associação Atlética Acadêmica da UFSCar, que visa promover atividades esportivas dentro da Universidade. A Atlética fará uma exposição dos seus troféus.

Na Biblioteca Campus de Araras (B-Ar) no período de 8 de a 31 de maio, o artista Ciro Cellurale apresenta a exposição “Imagens e Versos desse Universo” com desenhos utilizando a técnica de pirogravura (arte de gravar ou fazer gravura em madeira e outros materiais com ponta incandescente, utilizando-se do pirógrafo, um aparelho elétrico em forma de caneta com ponta de metal, que serve para gravar através do calor, com marcas de queimaduras resultantes da aplicação controlada do pirógrafo). Também apresenta poemas de autoria própria publicados em seu livro “Versos desse Universo”. Ciro Cellurale, nascido em Rio Claro (SP) e atualmente residente da cidade de São Carlos (SP), já participou de diversas exposições individuais e coletivas, sendo premiado em várias dessas mostras. Em Rio Claro foi aluno do Professor Denizard França Machado em desenho artístico, pintura e pirogravura na década de 1970. Desde 1984, já em São Carlos, aperfeiçoou-se em lápis sépia com a Professora Leda Zavaglia na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda. A visitação é gratuita e aberta para todas as pessoas de segunda a quinta-feira, das 10h às 22h e sexta-feira, das 10h às 19h.
Programação da B-Ar para a Calourada: Dia 09/05 (entre 9h e 10h) - Apresentação da Biblioteca no Anfiteatro do Campus para os calouros e também Tour pela Biblioteca (visita à biblioteca pelos calouros), com apresentação dos serviços, projetos e espaços da Biblioteca. Haverá entrega de kit aos calouros contendo marcador de página personalizado com informações referentes à Biblioteca e um lápis personalizado da B-Ar. Dias 8, 9 e 10/05 - Café de recepção aos usuários da Biblioteca.

Na Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) acontece a exposição "Compilações" do artista plástico Tiago Teré. A série, com características geométricas, é o caminho trilhado no espaço da tela por linhas conexas e cores que contrastam com a tonalidade anteposta. As faixas coloridas se convergem criando um ou mais ângulos singulares, harmonizando com demais elementos aplicáveis à linguagem das artes visuais tais como forma e movimento. Natural de Sorocaba (SP), Tiago Teré passou sua infância imerso no mundo do desenho, descobrindo os traçados de grafia indígena na cidade de Dourados (MS) ainda pequeno junto ao povo Guarani-Kaiowá. O estudo das cores e suas possibilidades se desdobram à pesquisa geométrica influenciada pelo grafismo da arte étnica ameríndia e a arte Concreta brasileira da década de 1950. Atua desde 2006 com arte educação na Rede Estadual de Ensino de São Paulo e expõe em feiras culturais e eventos de arte independente. Conheça mais sobre o artista no site da BSo. Visite a exposição de 08/05 a 16/06 no saguão da B-So, de segunda a quinta-feira das 13h às 22h e sexta-feira das 9h às 18h, com entrada livre e gratuita. A atividade Meditação na Biblioteca acontece toda quarta-feira na Sala Multiuso 2, das 13h25 às 13h55, mediada pela estudante Bruna Natalina de Souza Martins, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental. A meditação busca um momento de encontro consigo mesmo, um tempo para se observar e praticar o autoconhecimento. Durante as sessões serão praticados exercícios e técnicas de respiração e relaxamento que contribuem para o aumento da atenção e concentração, mantendo o foco no momento presente. A atividade tem entrada livre e gratuita a todos os interessados na prática da meditação, no bem-estar e saúde mental. Como parte da Calourada haverá nos dias 8, 9 e 10 Visitas guiadas para pessoas interessadas em saber mais sobre os serviços e espaços oferecidos pela B-So, nos seguintes horários: 13h, 15h, 17h e 19h.

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais