Atividades culturais em Janeiro nas Bibliotecas do SIbi

Na Biblioteca Comunitária (BCo) está acontecendo a exposição "Técnicas de colagens analógicas", de Julio Miguel até o dia 30 de janeiro no Piso 2 da Bco. A exposição conta com 20 colagens analógicas em materiais reciclados, como papelão, revistas e jornais, de autoria de Julio Miguel. As obras são feitas a partir da combinação de recortes de imagens provenientes de revistas ou jornais. Cada imagem da mostra foi criada com o objetivo de empregar algumas das inúmeras técnicas de colagem manual. Julio Miguel é estudante do último ano do curso de Ciências Biológicas da Campus São Carlos da UFSCar, é escritor e colagista. Atualmente, o artista apresenta o programa Minuto Poesia da Rádio UFSCar e desenvolve a Oficina de Criação Literária, grupo vinculado ao Programa Institucional de Apoio a Permanência Estudantil (Piape). A exposição está disponível no Piso 2 da BCo de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, com visitação gratuita.colagens.jpg

Exposição "Técnicas de colagens analógicas"

Na Biblioteca Campus Sorocaba (BSo) no período de 9 de janeiro a 17 de fevereiro acontece a “Exposição “Bonecas Curandeiras – o entrelaçar da criatividade, mãos e emoções” da artesã e professora Maria Lígia Conti, artista sorocabana. A exposição conta com 65 bonecas, todas confeccionadas pela artista, e que segundo a artesã: “Todas as bonecas confeccionadas possuem uma história, um contexto do porquê foram criadas”.  As bonecas na história da humanidade representam a cultura e tradição de cada povo, expressando sentimentos e crenças daquele povo. Elas foram utilizadas para lazer, brincadeiras e na decoração, mas muito mais visíveis na história é seu papel como amuleto e objeto de ligação com o sagrado. Confira as informações adicionais disponíveis no site da BSo. A entrada é livre e gratuita para todas as pessoas, de segunda a quinta-feira das 13h às 22h e sexta-feira das 9h às 18h.   Outra atividade é o “Clube do Livro Científico”, uma iniciativa do Laboratório de Paleobiologia e Astrobiologia (DBio-So), coordenado pela Profa. Mírian Liza Alves Forancelli Pacheco, com o apoio da B-So. Os encontros acontecerão quinzenalmente, sempre às sextas-feiras, das 15h às 17h,  com a discussão de um capítulo de livro por encontro. O livro escolhido deste semestre é "Cosmos" do autor Carl Sagan. No primeiro encontro do dia 13 de janeiro, serão conhecidos os participantes, discutidos os direcionamentos do Clube e será apresentado um pouco mais sobre o autor do livro. A participação é aberta e gratuita a todas as pessoas interessadas. Local:  Sala Multiuso 1 da BSo.

bonecascurandeiras.jpg

Exposição “Bonecas Curandeiras"