Atividades culturais em Dezembro nas Bibliotecas do SIBi

A Biblioteca Campus de Araras (B-Ar) segue com a atividade regular Rodas de conversa na biblioteca - tema: Saúde mental, às 5ª feiras das 13h às 14h e também às 17h30, uma parceria com o psicólogo do campus Ricardo Oliveira do DeACE-Ar, até o dia 15/12 e a Transmissão dos jogos da Copa do Mundo. Neste mês a B-Ar realiza a campanha "Natal Solidário da B-Ar" que arrecada até o dia 15/12, itens de higiene pessoal (creme dental, escova de dente e sabonete). Estes itens serão doados ao albergue de Araras que acolhe moradores de rua e pessoas de baixa renda. As doações dos itens serão entregues juntamente com os cartões de natal que estão sendo confeccionados na Biblioteca pelos alunos do campus com pinturas em aquarela e mensagens às pessoas que frequentam o albergue.

natalsolidario.png

Na Biblioteca Comunitária (BCo) acontece a Transmissão dos jogos da Copa do Mundo no Espaço de Convivência. A Exposição “Topologias Orgânicas”, de Ernesto Ferro, encontra-se no Piso 2, no período de 17/11 a 09/12/2022. As obras são feitas a partir de blocos de sobreposição de lâminas de madeiras variadas recortadas e esculpidas. A proposta é possibilitar uma experiência sensorial que ultrapasse os limites do olhar, pois as esculturas foram pensadas para serem tocadas, permitindo que a forma seja absorvida também pelo tato, e sendo assim as obras podem ser apreciadas por portadores de deficiências visuais. No período de 28 de novembro e 30 de janeiro de 2023, a exposição "Técnicas de Colagens Analógicas" está disponível no piso 2 de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, com visitação gratuita. São 20 colagens analógicas em materiais reciclados, como papelão, revistas e jornais, de autoria de Julio Miguel. As obras são feitas a partir da combinação de recortes de imagens provenientes de revistas ou jornais. Cada imagem da exposição foi criada com o objetivo de empregar algumas das inúmeras técnicas de colagem manual. Julio Miguel é estudante do último ano do curso de Ciências Biológicas do campus São Carlos, é escritor e colagista. Ele participou de feiras de artesanato na cidade de São Carlos ao longo de 2022. Atualmente o artista apresenta o programa Minuto Poesia da Rádio UFSCar e desenvolve a Oficina de Criação Literária, grupo vinculado ao Programa Institucional de Apoio à Permanência Estudantil (PIAPE).

Na Biblioteca Campus Lagoa do Sino (B-LS) no período de 22/11 a 15/12/2022 acontece a “Exposição dos 50 Anos da UFSCar”, em seu horário de funcionamento.

Na Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) a tradicional árvore de Natal está montada no saguão da B-So, feita de origami 3D, com mais de 10.000 peças dobradas uma a uma de papel reaproveitado pela servidora técnico-administrativa Elza Naomi Kawaguchi.  A Biblioteca convida a todos para visitação e interação com a árvore, escrevendo e pendurando os seus desejos e pensamentos para 2023. E toda 3a. Feira às 13h, no saguão da Biblioteca, acontece 3 Minutos e Meio, atividade com o objetivo de divulgar as pesquisas de Iniciação Científica (IC), mestrado e doutorado realizadas no campus para conhecimento de toda a comunidade universitária. As pesquisas da UFSCar, resumidas.