Atividades culturais em Agosto nas Bibliotecas do SIBi

A Biblioteca Comunitária (BCo) apresenta duas exposições virtuais de 1 a 31 de agosto. A exposição "Diáspora Negra - Cultura e Memória Social", tem a curadoria de Andréia Rosalina Silva, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSCar, e conta com o apoio pedagógico dos professores Douglas Verrangia e Priscila Medeiros, ambos da UFSCar. A exposição aborda diversas formas de conhecer o mundo com base na tradição africana não verbalizada por artistas e mestres negros que estabelecem uma relação entre a ancestralidade e o espaço urbano. A segunda é "Cores que falam de Cuiabá", do professor universitário e pesquisador da área de neurociências Luiz Fabrizio Stoppiglia, que começou a pintar aos 15 anos e após 20 anos parado voltou à atividade artística em 2019. A exposição apresenta composições originais utilizando técnica de pintura com lápis de cor ou grafite, giz de cera, giz pastel oleoso e caneta hidrocor sobre papel. As duas exposições contam com lista de presença digital e estão disponíveis para acesso gratuito do público no site da BCo. Até dia 26 de agosto, no hall de exposições da Bco, encontra-se a exposição presencial Ciência e Arte em Vidro, organizado pelo Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica e o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidro (CeRTEV) da UFSCar. São mais de 30 peças, incluídas as produzidas pelo hialotécnico Ademir Sertori, com suas obras de vidro artísticas e científicas, como também as do acervo do Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV), com vidros tecnológicos resultados da pesquisa na área de Engenharia de Materiais na UFSCar. A mostra integra a programação de eventos alusivos ao Ano Internacional do Vidro.

A Biblioteca Campus Araras (B-Ar) está com duas exposições no período de 2 a 20 de agosto abertas ao público em geral: “Biojoias em sementes”, composta por colares, brincos e pulseiras feitas de sementes. A segunda exposição “Trabalho artesanal em bambu”, composta por objetos confeccionados em bambu, ambas as exposições são do artesão Francisco Falavigna (artesão ararense). E seguem sendo realizadas suas atividades regulares presenciais para a comunidade acadêmica, que são: Inglês na biblioteca, um projeto com parceria de alunos voluntários do campus, de segunda a sexta-feira das 13h às 14h; Yoga na Biblioteca, que acontece todas as segundas às 13h e às quartas 17:30h, é um projeto com parceria de alunos voluntários do campus; Meditação na Biblioteca que acontece todas as 3ª feiras em dois horários (13h e 18h), uma iniciativa da pedagoga Elaine Maldonado do Departamento de Ensino de Graduação, em parceria com a B-Ar; Rodas de conversa na Biblioteca - tema: Saúde mental, acontece todas às 5ª feiras, das 13h às 14h, uma parceria com o psicólogo do campus Ricardo Oliveira do DeACE-Ar; Roda de conversa na Biblioteca  – tema: Sustentabilidade e Meio Ambiente, acontece quinzenalmente às 3ª feiras às 13h, com convidados para falar sobre o tema, esta atividade faz parte do Projeto “Sustentabilidade e Meio Ambiente na Biblioteca campus de Araras” vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (ProEx).

Na Biblioteca Campus Sorocaba (B-So) toda 3a. Feira às 13h, no saguão da Biblioteca,  acontece 3 Minutos e Meio, atividade com o objetivo de divulgar as pesquisas de Iniciação Científica (IC), mestrado e doutorado realizadas no campus para conhecimento de toda a comunidade universitária. São apresentações abertas, em que os pesquisadores resumirão seus trabalhos de forma leve e fácil, em 3 minutos e meio. O desafio é traduzir a ciência para todas as pessoas, sem quaisquer recursos audiovisuais. Conheça a programação: dia 2 - Luana Tavares Costa: A dose importa?; dia 9 - Gabriela Dias Almeida: Morfologia dos pequenos mamíferos do Centro de Endemismo Pernambuco; dia 16 - Monique Ribeiro Brito: A história e diversidade dos ambientes secos contados pelos cactos; dia 23 - Carolina de Almeida Garcia: A história dos mosquitos que comem fungos; dia 30 - Caroline Ferreira da Silva: Metais no Rio Sorocaba, o que a ciência diz sobre isso? Para comemorar os 368 anos da cidade de Sorocaba a B-So organizou a Exposição #tbt Sorocaba: a terra rasgada antes da selfie, no horário de expediente da Biblioteca: de segunda a quinta-feira das 13h às 22h e sexta-feira das 9h às 18h, no período de 8 a 26 com entrada gratuita e aberta a todos. A exposição conta com materiais que fazem parte do acervo da B-So como, fotografias antigas, livros, filmes e documentários sobre a cidade. Ela procura valorizar também autores e artistas sorocabanos aproximando a memória e história da cidade dos frequentadoras da Biblioteca, exaltando os personagens reais que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da cidade nas áreas artística, cultural e científica.  Além dos livros que falam sobre a história, as espécies de animais, lugares históricos, vegetação e paisagens, a exposição contará com fotografias antigas de locais da cidade de Sorocaba.

A UMMA (Unidade de Memória e Arquivo Histórico) está reapresentando a exposição "Cronologia visual dos 50 anos da UFSCar", realizada pouco antes da pandemia em 2020, sob coordenação de Matheus Mazini, programador visual da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da UFSCar. A mostra fotográfica visa destacar fragmentos da história da Instituição e revelar como a UFSCar se consolidou ao longo do tempo. Segundo Mazini "o intuito foi criar uma estrutura cronológica com as imagens para que os visitantes consigam identificar o processo visual da evolução institucional sem a necessidade de datá-las". A exposição é gratuita, aberta ao público e pode ser vista no Piso 2 da BCo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Os visitantes também poderão levar para casa um caderno impresso com as imagens da exposição, que está disponível no local.