Atividades Culturais e especiais acontecem nas Bibliotecas do SIBi no mês de Julho

A Biblioteca de Araras (B-Ar) está retomando alguns de seus projetos de atividades presenciais direcionados à comunidade da UFSCar, que ocorriam regularmente antes da Pandemia. São eles: 1) Inglês na biblioteca, com início em 11/07, todas as 2ª e 4ª feiras das 13h às 14h. Este é um projeto com parceria de alunos voluntários do câmpus; 2) Yoga na biblioteca, iniciado em 29/06, acontece todas as 4ªas feiras das 13h às 14h (Projeto Piape, via ProACE – DeACE – Ar) e também o Yoga na biblioteca, com início em 11/07, às 2ª feiras das 13h às 14h e também todas as quartas-feiras às 17h30, esse um projeto da B-Ar com parceria de alunos voluntários; 3) Meditação na biblioteca, iniciado em 05/07 acontece todas as 3ª feiras em dois horários (13h e 18h), uma iniciativa da pedagoga Elaine Maldonado do Departamento de Ensino de Graduação em parceria com a B-Ar; 4) Rodas de conversa na biblioteca - tema: Saúde mental, com início em 07/07, às 5ª feiras das 13h às 14h, uma parceria com o psicólogo do campus Ricardo Oliveira do DeACE-Ar; 5) Roda de conversa na biblioteca – tema: Sustentabilidade e Meio Ambiente, com início em 12/07 às 13h, acontecerá quinzenalmente às 3ª feiras e contará com a presença de convidados para tratar a temática.Esta atividade faz parte do Projeto de Extensão Sustentabilidade e Meio Ambiente na Biblioteca campus de Araras.

Além dessas atividades regulares, mais duas exposições de fotografias acontecem na B-Ar: “Poscênio Soturno: a geometria dos sentidos – maniqueísmo pandêmico”, composta dor 14 fotografias que retratam experiências de COVID-19, no período de 11 a 22/07, com fotos de Fábio Andrade, artista plástico, que faz uso da técnica de light paint. A segunda exposição “Sustentabilidade e Meio Ambiente na Biblioteca”, de 18 a 29/07, será realizada no formato virtual (Instagram da B-Ar) e físico (mural da B-Ar). Para esta exposição haverá votação entre os usuários para escolha da melhor foto. O autor da foto receberá uma premiação.

A Biblioteca de Sorocaba (B-So) de 22/06 a 29/07 está com a Exposição Fotográfica "Retratos do Confinamento (Photos of Confinement) - Uma leitura dos pensamentos, emoções e desejos da quarentena". Resultado de uma construção coletiva entre membros da comunidade universitária e colaboradores externos, brasileiros e internacionais, o projeto recebeu ao longo de 2020 e 2021 contribuições em sua conta do Instagram. A exposição possui enfoque nos cotidianos da quarentena iniciada em 2020, devido à pandemia do Covid-19, com imagens que formam uma narrativa a respeito dos pensamentos, emoções e desejos presentes no dia a dia do período de isolamento social. A mostra conta com 38 imagens selecionadas dentre 366 postagens, de autores de diversas regiões do Brasil, incluindo registros de fotógrafos internacionais. A realização é do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So), a partir de uma iniciativa de alunos do Master in Business Innovation (MBI), e inspirada nos estudos do espaço biográfico do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas, Formação e Trabalho Docente (NEPEN), com apoio da ProEx e B-So.

A Biblioteca Comunitária (BCo) apresenta três exposições artísticas virtuais até 31 de julho disponíveis na Internet e com acesso gratuito a todo público. A primeira delas intitulada "À flor da pele", é de autoria de Luiz Caju, que iniciou os estudos em fotografia há 40 anos e, nessa exposição apresenta retratos em preto e branco, capturando detalhes da beleza dos modelos sem o "ruído" das cores. A segunda mostra em cartaz é "A origem da água", que versa sobre o romance homônimo e primeiro livro de ficção de Ana Cristina Braga Martes. Socióloga, pesquisadora e ex-professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Martes compôs essa exposição com desenhos e ilustrações, que fazem referência ao romance em que ela expõe os meandros da loucura, e dos tratamentos e das condutas supostamente sãos. A terceira mostra, "Interiores", é uma curadoria de obras da poeta e artista multimídia Yasmin Bidim. A poeta pensa os interiores em suas dimensões espaciais, geográficas e psíquicas, sempre considerando o entrelaçamento dessas potências. As três exposições contam com lista de presença digital e estão disponíveis para acesso gratuito do público no site da BCo.