Atividades culturais e acadêmicas na Biblioteca Campus de Araras em Novembro de 2023

A Biblioteca de Araras (B-Ar) promove no período de 06/11 a 20/12 a Campanha Natal Solidário com a arrecadação de itens de higiene pessoal que serão doados ao albergue de Araras, que abriga moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade social. As doações poderão ser feitas até o dia 20 de dezembro na árvore de natal da Biblioteca. Os itens serão entregues ao albergue juntamente com os cartões de natal confeccionados na própria Biblioteca, pelos estudantes do Campus Araras, com pinturas, dobraduras e mensagens. Toda a comunidade está convidada a colaborar com a campanha.
Até 09/11 acontece a Exposição fotográfica Olhares para o Cerrado. O Concurso de Fotografia do Cerrado da UFSCar foi uma atividade de extensão universitária realizada pela Equipe do Projeto “Visitas Orientadas à Trilha da Natureza”, que teve como intuito incentivar as pessoas a conhecerem a área de Cerrado do Campus da UFSCar São Carlos, bem como reunir e registrar imagens que mostrassem as espécies presentes nesta área de Cerrado e a sua importância. A iniciativa surgiu, a partir da percepção das monitoras e monitores acerca do fato de que, muitas pessoas faziam registros durante as visitas, do mesmo modo que o Cerrado costumava atrair amantes da fotografia pela beleza dos registros. Assim, a intenção do concurso foi colaborar para ampliar a interação da comunidade com a área.  Nessa exposição são apresentadas as fotos premiadas das 5 edições anuais do concurso, de 2018 a 2022.
Até 10/11 acontece a Exposição fotográfica Aves do Campus Araras da UFSCar. Fotografias registradas durante a coleta de dados do projeto de Iniciação Científica intitulado "Composição da Avifauna do Campus da UFSCar em Araras (SP)" pela discente Ianca Lima Rodrigues, estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas. O objetivo dessa exposição é demonstrar à comunidade acadêmica as diferentes espécies de aves que habitam o campus que frequentamos diariamente. Como forma de estimular e inspirar a observação de aves no CCA e na região de Araras, estão descritas nas legendas além do nome popular da espécie, o local onde ela foi avistada. As fotografias podem contribuir na identificação de uma espécie que você já deve ter visto por aí e ainda não sabe o nome. Espero que goste! Olhe menos pra tela e mais pro ceú :)
No período de 13/11 a 15/12 a B-Ar vai ser realizada a Exposição de quadros (aquarela, pintura a óleo) da Escola de Arte Fabio Andrade – EFA, de Leme com o tema: Primavera. As obras expostas foram produzidas por alunos e artistas da EFA e apresentam abordagens acerca do conceito de Primavera e suas diversas consequências naturais, como o aumento das horas de luz durante o dia e como os seres vivos são estimulados e, consequentemente, ativa-se o instinto de reprodução, produção e a fluência artística. Pois esta consequência fisiológica altera o estado de espírito no ser humano e principalmente no humor. O significado da Primavera vai além de seus aspectos naturais, pois é carregada de grande simbolismo. Do ponto de vista artístico, a palavra Primavera é sinônimo de otimismo, vitalidade, energia ou plenitude. Em muitas ocasiões, apresenta-se como uma metáfora da vida e um símbolo humano, fazendo referência às mudanças que ocorrem na percepção de realidade coletiva, como as grandes catástrofes, guerras, pandemias, conflitos políticos e sociais, que reafirmam um período de escuridão que afligem a existência. É sobre essa questão sombria que se debruçam os artistas, assimilando as angústias coletivas e expressando uma dose de esperança, em busca de uma nova Primavera.
A Semana Acadêmica da Biblioteca acontece no período de 20 a 24/11, com as seguintes atividades:
20/11 (2ª feira):

Na Sala de Multiuso da Biblioteca às 13h Minicurso – Fontes de Informações disponibilizadas pela UFSCar (apresentação: Pergamum, como ter acesso às Normas da ABNT, Biblioteca Virtual da Pearson, ORCID, Portal de Periódicos CAPES).

Às 18h Minicurso – Plágio Acadêmico: o que é e como evitá-lo (orientar sobre a temática do plágio o que fazer para não o cometer e quais as implicações dessa prática).

22/11 (4ª feira):

Às 13h Minicurso – Fontes de Informações disponibilizadas pela UFSCar (apresentação: Pergamum, como ter acesso às Normas da ABNT via Target, Biblioteca Virtual da Pearson, ORCID, SciVal e Portal de Periódicos CAPES).

Às 18h30min Minicurso – Fontes de Informações disponibilizadas pela UFSCar (apresentação: Pergamum, como ter acesso às Normas da ABNT via Target, Biblioteca Virtual da Pearson, ORCID, SciVal e Portal de Periódicos CAPES).

23/11 (5ª feira):

Às 18h30min Minicurso – Plágio Acadêmico: o que é e como evitá-lo (orientar sobre a temática do plágio o que fazer para não cometer e quais as implicações dessa prática)

24/11 (6ª feira):

Às 13h Minicurso – Plágio Acadêmico Plágio Acadêmico: o que é e como evitá-lo (orientar sobre a temática do plágio o que fazer para não cometer e quais as implicações dessa prática)

Os Projetos Inglês na biblioteca e Espanhol na biblioteca continuam sendo realizados. Inglês na biblioteca - Um projeto da B-Ar em parceria com alunos do campus, que oferece aulas gratuitas de inglês todas as terças e quintas-feiras às 13h na Sala Multiuso da Biblioteca. A instrutora é aluna de graduação do campus, Vivian Gazzola.
Espanhol na biblioteca - Um projeto da B-Ar em parceria com alunos do campus, que oferece aulas gratuitas de espanhol toda quarta às 18h30 na Sala Multiuso da Biblioteca. O instrutor é aluno de pós-graduação do campus, Daniel González.