Atividades culturais das Bibliotecas do SIBi em julho de 2025
Na Biblioteca Campus de Araras de 23 de junho a 11 de julho acontece a Exposição "Sementes", uma atividade vinculada ao projeto de Extensão da Biblioteca - ProEx/UFSCar "Sustentabilidade na Biblioteca", com parceria e apoio do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Sustentável do Grupo de Estudo e Pesquisa (NEPAS). A mostra apresenta 18 espécies de sementes, incluindo cereais, árvores nativas e leguminosas, oferecendo ao público uma oportunidade única de conhecer mais sobre a diversidade e a importância das sementes para a biodiversidade, a soberania alimentar e a sustentabilidade ambiental. Horário de visitação: 2ª f a 5ª f – das 10h às 22h e 6ª f – das 10h às 19h. Entrada gratuita e aberta ao público. Venha conhecer, se inspirar e semear novas ideias!
A Exposição “O que é ciência, afinal?” (01 a 07 de julho), parte da programação da XV Semana da Química – UFSCar Campus Araras. Ciência é só laboratório e fórmulas? Ou vai muito além? Essa exposição convida você a refletir sobre o papel da ciência na sociedade, nas artes, na educação e no cotidiano, um conjunto de atividades que buscam ampliar o diálogo entre ciência e sociedade. Uma experiência visual, conceitual e provocadora que desafia visões tradicionais e estimula novas formas de pensar a ciência. Para todos os curiosos, inquietos e pensadores da ciência! Organização: Dra. Thathiane Milaré (UFSCar). Aberta ao público e com entrada gratuita.
Seguem as atividades permanentes da BAr: Yoga na Biblioteca, todas as 4ª f às 12h45. Um momento de pausa e bem-estar no meio da rotina acadêmica. Traga seu tapetinho! Inglês na Biblioteca, às 2ª f às 12h45 e 5ª f às 12h45 e 17h30. Práticas de conversação e atividades lúdicas para desenvolver o inglês de forma descontraída e colaborativa.
A Biblioteca Campus Lagoa do Sino recebe a exposição fotográfica "Memórias da UFSCar", de 1º de julho a 29 de agosto, em comemoração aos 55 anos da Universidade. As imagens apresentam um olhar aprofundado sobre a diversidade e a riqueza de seus quatro campi: São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Uma jornada visual através das paisagens, da arquitetura e, acima de tudo, das vidas que moldam a Instituição ao longo de mais de cinco décadas. A exposição "Memórias da UFSCar" reúne imagens do acervo da Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico (UMMA) e representam os momentos marcantes, as inovações, a evolução, o cotidiano acadêmico e a interação da Universidade com as comunidades onde está presente. A intenção não é apenas celebrar o legado da UFSCar, mas também destacar a diversidade e as particularidades de cada campus. A mostra pode ser visitada de 2ª f a 6ª f, das 9 às 17 horas. A entrada é gratuita.
Na Biblioteca Comunitária (BCo) segue a Exposição do Festival "Somos Cultura" até 24/7. O Festival Somos Cultura, que está em sua 5a edição, reafirma seu compromisso ético-político com a cultura enquanto elemento de formação acadêmica, cidadã e integral, compreendendo o papel da universidade pública em proporcionar espaços e ações culturais, reconhecendo sua transversalidade e multiplicidade. Através de ações de promoção e apoio à cultura, o Festival é capaz de fomentar pertencimento, protagonismo, diversidade, cuidado e convivência. Além disso, nesta edição especial também se celebra os 55 anos da nossa querida UFSCar. É possível conferir oito exposições pensadas especialmente para o festival pra você aproveitar!
O Festival Somos Cultura é organizado pela equipe Somos Cultura da Coordenadoria de Cultura (CCult) da Pró-Reitoria de Extensão, junto com a organização e o apoio de várias pessoas, setores e coletivos, entre eles: ProEx, Diretorias dos campi, PU, ProAd, CASM e ProACE, SiBi, CCI, FAI, CCS, Rádio UFSCar, EDUFSCar, DPG, ADUFSCar, SINTUFSCar, entre muitos outros. Esse evento faz parte do plano de gestão pautado em quatro projetos integrados: Gestão Cultural, Diálogos de Cultura, Mapeamento de Cultura e Produção e Promoção da Cultura, o Festival Somos Cultura é fruto deste último.