Atividades culturais das Bibliotecas do SIBi em abril de 2025

A Biblioteca Comunitária (BCo) para dar as boas-vindas e bem recepcionar os nossos alunos, veteranos e calouros organizou para todo o mês de abril esta série de eventos culturais e acadêmicos: no dia 01/04 (3ª f), das 11h às 15h Pipoca na BCo e também Música na BCo - Quarteto Erva-Cidreira às 13h, na Área de Convivência (Piso 1). O Café Literário “A Arte de Escrever no Ambiente Universitário”, com Rayane Brito e Antonio Fais (escritores e ex-alunos da UFSCar), acontece no dia 07/04 (2ª f), às 16h, na Área de Convivência (Piso 1). No dia 08/04 (3ª f) haverá a Apresentação Bateria UFSCar, às 12h30, em frente ao Teatro Florestan. No dia 09/04 (4ª-f), a partir das 12h haverá a Roda de Conversa com a Agência de Inovação (AIn), com a Dra. Patricia Villar Martins, na Área de Convivência (Piso 1). No dia 10/04 (5ª f), às 12h30 Música na BCo - no vocal Rayssa Carvalho e João Christian (JC), no violão Fábio Fenerich e nos instrumentos de sopros Daniel Cupim, na Área de Convivência (Piso 1). A Roda de Conversa com Departamento de Atenção à Saúde (DeAS), acontece no dia 23/04 (4ª f), às 11h, na Área de Convivência (Piso 1). No dia 24/04 (5ª f), às 18h30 teremos o Café Literário “Vamos conversar: cartas aos jovens”, com Nancy V. F. Almeida e mediação de Wilson Alves-Bezerra (Diretor da EDUFSCar).
Exposições no período de 01/04 a 30/04:
Exposição
artística “Semaforismo”, no saguão de entrada da Biblioteca (Piso 1). Com obras que utilizam técnicas variadas, a exposição convida o público a explorar os limites entre a criação e a técnica, refletindo sobre a liberdade artística, as incertezas do processo criativo e o espaço para a experimentação na arte contemporânea. As peças apresentadas foram produzidas entre 2021 e 2025, durante o período de estudos do recém-graduado em Engenharia de Computação pela UFSCar, Iago Barbosa.
Também recebe a Exposição Coletiva "Imagens e versos desse universo", de Ciro Júlio Cellurale e "Imagens valem mais com mil palavras" com fotografia de Vinícius Pereira Pinto e poesia de Ciro Júlio Cellurale. A exposição estará disponível no Piso 2. Exposição dos grupos “Formula Route” e “Baja UFSCar”. As exposições e eventos são totalmente gratuitas, e a BCo funciona de 2ª a 6ª f, das 8h às 21h. Não há necessidade de inscrições.

Na Biblioteca Campus Araras (B-Ar), até 25/04 haverá a Exposição Mulheres, da Escola de Arte Fabio Andrade (EFA). Na EFA a representação das mulheres na história da arte é de extrema importância, especialmente em um campo que, por muito tempo, foi dominado pela imagem masculina. Além disso, a representação das mulheres na arte também serve como um poderoso meio de empoderamento. Ao destacar suas histórias e expressões, promovemos a igualdade de gênero e inspiramos novas gerações de artistas a se expressarem livremente. A arte tem o poder de provocar reflexões e diálogos, e ao incluir as mulheres de forma mais significativa, contribuímos para um mundo artístico mais justo e diversificado. Portanto, é essencial que continuemos a explorar e valorizar a presença feminina na arte, reconhecendo sua importância não apenas como parte da história, mas como uma força vital que molda o futuro da criação artística.  Em realização o projeto Yoga na Biblioteca, com práticas todas as quartas-feiras, às 13h, na Sala Multiuso da B-Ar. A atividade é conduzida pela estudante Maria Luiza Tavares (Biotecnologia) e é aberta à comunidade universitária. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada. Uma ótima oportunidade para relaxar, se reconectar e cuidar da saúde mental no ambiente universitário. 

Na Biblioteca Campus Sorocaba (B-So)  até 03/04 acontece a exposição “Literatura de hoje para o mundo de amanhã”, onde é possível conhecer os mais de 600 exemplares e 490 títulos adquiridos por meio de um projeto da B-So contemplado com verba de emenda parlamentar estadual recebida em 2024, visando atualizar o acervo de literatura com títulos contemporâneos. Os livros desta exposição e que irão compor o acervo da B-So trazem temáticas negra, feminista, LGBTQIAPN+, indígena, infantil, literatura nacional e literatura mundial contemporânea. A curadoria dos títulos foi feita pelos bibliotecários da B-So, especialmente com o olhar criterioso e antenado da bibliotecária Lourdes Mariano. Acreditamos que essa nova coleção da B-So apresentando literatura diversificada e gratuita, incentivará a leitura e, consequentemente, a reflexão crítica sobre o mundo, contribuindo para a formação da pessoa cidadã. A exposição pode ser visitada de 2ª f a 6ª f, das 9h às 22h, no saguão da B-So. Durante o período da exposição: - não será permitida a retirada dos novos exemplares para empréstimo ou leitura nos Espaços da Biblioteca; - haverá distribuição de marcadores de páginas. A partir do dia 07/04, após o meio-dia, os livros estarão disponíveis para empréstimo e leitura.

Participem!

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais