3º Ciclo de Formação do Programa CoInfo SIBi-UFSCar

O 3º Ciclo de Formação do Programa CoInfo no segundo semestre de 2022 promoveu 3 aulas on-line e teve um formato diferente dos anteriores. As duas primeiras tiveram como objetivo iniciar uma discussão sobre a Competência em Informação visando iniciar um planejamento para definir estratégias de ação de CoInfo para a comunidade usuária, em parceria com bibliotecários das universidades federais paulistas: UNIFESP e UFABC. A primeira aula “A competência digital no contexto do ensino superior”, foi realizada no dia 07/10 e contou com a presença da professora Helen de Castro Silva Casarin (Departamento de Ciência da Informação e Coordenadora do PPGCI Unesp/Marília e líder do grupo de pesquisa do CNPq "Comportamento e competência informacionais") em que foi discutido a competência digital e a competência em informação e os modelos de competência digital europeus.  A segunda aula “Implantação e desenvolvimento da Competência em Informação sob a abordagem do Framework”, foi realizada no dia 13/10 e contou com a professora Camila Araújo dos Santos (Coordenadora do Grupo de Trabalho de Competência em Informação (GT - CoInfo) da FEBAB.

A terceira aula foi destinada somente para a equipe do SIBi-UFSCar abordando o tema  O uso das mídias sociais para potencializar os serviços da Biblioteca Universitária UDESC”, realizada no dia 20/10. Na ocasião, a bibliotecária Luiza da Silva Kleinubing (Coordenadora do Sistema de Bibliotecas da Universidade do Estado de Santa Catarina) apresentou inúmeros aspectos do reposicionamento da biblioteca, com seus novos espaços e ambientes de interação e colaboração, bem como a experiência das Bibliotecas da UDESC com as mídias sociais. Explicou que houve uma integração da comunicação da BU com as 11 bibliotecas setoriais, onde unificaram esforços e compartilharam os conteúdos produzidos. O compartilhamento da experiência das Bibliotecas da UDESC proporcionou uma conversa produtiva e provocou reflexões sobre o trabalho com as redes sociais que as Bibliotecas da UFSCar vêm desenvolvendo no ambiente digital. Atualmente, o Instagram do SIBi tem 510 seguidores e o Facebook tem  4.900 amigos; o canal no YouTube tem 2.390 inscritos.