Identificadores de autor

Currículo Lattes 

Currículo Lattes é uma ferramenta nacional que foi criada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para atender a necessidade de reunir em uma única plataforma o percurso acadêmico de estudantes, pesquisadores e docentes brasileiros ou estrangeiros.

Adotado pelas instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do Brasil. 

É uma ferramenta importante para pesquisadores e profissionais do país, que por meio dele, podem relatar suas experiências acadêmicas e profissionais e entrar em contato com outros profissionais da sua área, além de ter acesso a documentos e materiais de estudo.

É um requisito obrigatório para submissão de dissertações e teses no Repositório Institucional da UFSCar.

Saiba mais sobre o Currículo Lattes

Videoaulas

Videoaulas da Série “O que você precisa saber sobre o Currículo Lattes” desenvolvida pela Câmara Técnica Capacitação em Informação e Tecnologias Educacionais (CapacITE) com 6 vídeos de curta duração disponíveis no canal SIBi UFSCar no YouTube:

Videoaula 1: Currículo Lattes: o que é e qual a sua importância (com legenda e LIBRAS)

Slides da apresentação 

Videoaula 2: Currículo Lattes: como criar (com legenda e LIBRAS)

Slides da apresentação 

Videoaula 3: Currículo Lattes: preenchimento dos principais módulos (Parte 1) (com legenda e LIBRAS)

Videoaula 4: Currículo Lattes: preenchimento dos principais módulos (Parte 2) (com legenda e LIBRAS)

Videoaula 5: Currículo Lattes: como fazer buscas (com legenda e LIBRAS)

Videoaula 6: Currículo Lattes: dúvidas frequentes (com legenda e LIBRAS)

Slides da apresentação

ORCID

O que é o ORCID?

infografico orcid.pngORCID significa Open Researcher and Contributor ID, que é uma organização global sem fins lucrativos financiada pelas organizações membros que tem por objetivo fornecer um identificador único, gratuito e persistente do autor.  Ele é formado por 16 caracteres alfanuméricos, precedido do prefixo https://orcid.org/,  sendo internacional e intransferível, ou seja, este número é seu, como um CPF, e não da instituição. A missão do ORCID é “conectar sistemas”. 

Seu principal objetivo é individualizar os seus usuários, distinguindo os usuários que tenham o mesmo nome, para que possam utilizar nas suas atividades profissionais e que envolvem a pesquisa. Desta forma, ele resolve o  problema de ambiguidade de nomes, independente da grafia utilizada, permitindo registrar toda a vida acadêmica de um pesquisador em um único local, funcionando como um currículo  acadêmico internacional.  O ORCID é interoperável com outros sistemas, ou seja, ele possibilita migrar de forma automática os dados de bases de dados como Scopus, CrossRef e agências de financiamento direto para o seu perfil.

Quem pode ter o ORCID?

O registro no ORCID é feito de maneira gratuita e aberta a qualquer pessoa. O perfil é utilizado para pedidos de fomentos em pesquisa, submissão de trabalhos em periódicos, além de ser um currículo internacionalmente aceito. Sendo assim, recomendamos que todos os pesquisadores, em especial os docentes e discentes de pós-graduação, realizem o cadastro e alimentação dos dados na plataforma. 

Quais dados devem ser incluídos no ORCID?

No ORCID devem ser incluídos os dados biográficos e todas as atividades do pesquisador.

As informações que devem ser registradas são:

  • Insira outros e-mails de contato; sites como Currículo Lattes ou redes sociais; outros IDs como ScopusID ou perfil Web of Science; e palavras-chave que representem suas temáticas de pesquisa e área de atuação;
  • Nomes: insira todas as possibilidades de escrita de seu nome;
  • Biografia: informações de sua biografia profissional, como a descrição que consta no início do Currículo Lattes;
  • Emprego: insira informações a respeito de sua trajetória profissional formal;
  • Educação e qualificações: inclua todos os cursos com certificação realizados;
  • Posições convidadas e distinções: adicione detalhes sobre as posições que ocupou, como pesquisador convidado, professor emérito e conferencista visitante. Você pode adicionar, também, prêmios que recebeu;
  • Adesão e serviço: preencha com as participações como membro em organizações ou grupos e serviços prestados;
  • Financiamentos: preencha as informações a respeito de financiamentos de pesquisa recebidos por agências de fomento;
  • Trabalhos: adicione sua produção científica.

De que forma o ORCID vai me ajudar?

O ORCID elimina a ambiguidade dos nomes dos pesquisadores, assegurando a correta atribuição, proporciona maior visibilidade internacional ao pesquisador e facilita a recuperação de suas informações e publicações, aumentando a possibilidade de ser citado. Além disso, o ORCID é um número adotado e obrigatório para submissão em periódicos e agências de financiamento, como a CAPES e FAPESP que exigem o identificador para inscrição em programas internacionais e solicitações de bolsas e financiamentos. Com isso, instituições, agências e periódicos conseguem monitorar as publicações dos pesquisadores.

O ORCID também poupa o tempo do pesquisador ao identificar de maneira automática a contribuição dos autores em trabalhos científicos de sua autoria, alimentando seu perfil a partir das fontes de dados que o pesquisador determinar como confiáveis. Alguns exemplos são os vínculos com o ResearcherID, Scopus ID e CrossRef, ou seja, trabalhos publicados nas bases de dados Scopus ou Web of Science ou que possuam DOI, podem ser adicionados de maneira automática no perfil ORCID. 

Como seu uso facilita a atribuição correta do trabalho aos autores, ao reunir as publicações produzidas na UFSCar, o ORCID  melhora a visibilidade e reputação da produção institucional no âmbito acadêmico-científico, impactando em rankings universitários internacionais que usam citações como requisito.

Qual a diferença entre o Currículo Lattes e o ORCID?

O ORCID possui algumas distinções significativas em relação ao Lattes, como por exemplo: 

  • Visibilidade internacional: o Lattes é uma ferramenta utilizada no Brasil, portanto, para conquistar visibilidade internacional é necessário o preenchimento do ORCID;
  • Identificador único: ao criar um ORCID ID é atribuída uma sequência única de números, dessa forma, independente de alterações de nomes, os trabalhos serão recuperados e contabilizados da forma correta.
  • Integração com outras plataformas e sistemas: o ORCID permite a vinculação com outros sistemas acadêmicos que, quando autorizada pelo pesquisador, faz o preenchimento automático do perfil dos pesquisadores. Com a filiação ao ORCID, essa integração também vai ser válida para os sistemas UFSCar - especialmente o Repositório Institucional e Portal de Periódicos. 

Saiba mais sobre o ORCID

Cartilha: Conheça o ORCID.

Infográfico: Conheça o ORCID.

Tutorial: Como criar um registro ORCID.

Tutorial: Como preencher seu ORCID.

Tutorial: Como conectar seu ORCID com outros identificadores de autor e Plataforma Sucupira.

Autoria: SIBi/UFSCar.

Videoaulas

Videoaulas da Série “O que você precisa saber sobre o ORCID” desenvolvida pela Câmara Técnica Capacitação em Informação e Tecnologias Educacionais (CapacITE) com 6 vídeos de curta duração disponíveis no canal SIBi UFSCar no YouTube:

Videoaula 1: O que é o ORCID e qual a sua importância (com legenda e LIBRAS)

Slides da apresentação - Videoaula 1: O que é o ORCID e qual a sua importância 

Videoaula 2: Como criar uma conta no ORCID (com legenda e LIBRAS)

Slides da apresentação - Video aula 2: Como criar uma conta no ORCID

Videoaula 3: Configurações do ORCID (com legenda e LIBRAS)

Slides da apresentação - Videoaula 3: Configurações do ORCID 

Videoaula 4: Como preencher o perfil e pesquisar no ORCID (com legenda e LIBRAS)

Videoaula 5: Como preencher os campos iniciais no ORCID (com legenda e LIBRAS)

Videoaula 6: Como adicionar trabalhos no ORCID (com legenda e LIBRAS);

Vídeos de tutoriais do ORCID em inglês

FONTE:

ESTÁCIO, Letícia Silvana dos Santos. A importância do Currículo Lattes como ferramenta que representa a ciência, tecnologia e inovação no país. Revista ACB, [S.l.], v. 22, n. 2, p. 300-311, jul. 2017. Número Especial. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1353. Acesso em: 18 mar. 2022.

PLATAFORMA LATTES. Sobre a plataforma lattes. Brasília, DF,s, [20–]. Disponível em: https://lattes.cnpq.br/. Acesso em: 1 mar. 2022.

ORCID. [S. l.], [2022?]. Disponível em: https://orcid.org/. Acesso em: 05 abr. 2022.

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais