Identificadores de publicações

DOI

O DOI (Identificador de Objeto Digital) é um código único – formado por um padrão de letras e números – e apresentado na forma de link, que é atribuído a publicações que estejam disponíveis na internet. Ele é o responsável por tornar os arquivos permanentes na internet, uma vez que possibilita a criação de um link permanente para um documento digital publicado. Pode ser utilizado para qualquer tipo de arquivo digital, trabalhos científicos, artigos, livros, anais de eventos, imagens, que passam a ter um link permanente do documento digital publicado na internet. 

A principal agência para solicitação do DOI é a CrossRef, criada pela internacional DOI Foundation (IDF), criadora do DOI. 

 ISBN

International Standard Book Number (ISBN), o Padrão Internacional de Numeração de Livro é um código de treze dígitos encontrados em publicações que não tenham periodicidade e são feitas apenas uma vez. Ele visa, portanto, fornecer uma espécie de "RG" para publicações monográficas, tais como livros, artigos e apostilas.

Para mais informações e solicitações de ISBN acesse Agência Brasileira do ISBN 

ISSN

International Standard Serial Number (ISSN), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tais como os periódicos. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído.

FONTES:

DOI. The DOI system. [s. l.], 13 maio 2022.  Disponível em: https://www.doi.org. Acesso em: 5 abr. 2022.

EVEN3. Entenda o que é DOI e por que ele tem dominado o mundo acadêmico. [s. l.], [202?]. Disponível em: https://blog.even3.com.br/o-que-e-doi/#oqdoi. Acesso em: 31 jan. 2023. 

ISBN. São Paulo, [2022?]. Disponível em: https://isbn.digital/. Acesso em: 5 abr. 2022.

ISSN. Paris, [2022?]. Disponível em: https://www.issn.org/. Acesso em: 5 abr. 2022.

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais