Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas

Seguir as normas de documentação e informação no trabalho acadêmico é essencial para a padronização e intercambialidade dos documentos. O uso das normas indica qualidade e confiabilidade da informação, facilita a recuperação dos trabalhos acadêmicos e o uso das citações e referências garante proteção dos direitos autorais dos autores citados, demonstrando ética na pesquisa.

Existem diversas normas e estilos bibliográficos e a escolha por um deles depende da instituição, da editora ou da revista que o trabalho (artigo, um TCC, dissertação, tese, entre outros) será publicado ou defendido. As mais utilizadas no país são as normas da ABNT, da APA e Vancouver.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, é o Foro Nacional de Normalização, é uma entidade privada e sem fins lucrativos, responsável pela elaboração de Normas Brasileiras (NBR), elaboradas por seus Comitês, Organismos e Comissões (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2022). Entre dezenas de Comitês Técnicos sobre os mais diversos assuntos, existe o Comitê de Informação e Documentação que estabelece normas a serem seguidas durante a escrita de um trabalho acadêmico.

As principais normas da ABNT da área de Informação e Documentação são:

NBR 6021 - Publicação periódica técnica e/ou científica

NBR 6022 - Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica

NBR 6023 - Referências

NBR 6024 - Numeração progressiva das seções de um documento

NBR 6027 - Sumário

NBR 6028 - Resumo

NBR 14724 - Trabalhos acadêmicos

NBR 10520 - Citações em documentos 

NBR 10719 - Relatório técnico e/ou científico

NBR 15287 - Projeto de pesquisa

NBR 15437 - Pôsteres técnicos e científicos

As normas da ABNT estão disponíveis para a comunidade da UFSCar via Target GEDWeb. 

Saiba mais sobre ABNT:

Videoaulas:

Videoaulas das Séries “O que você precisa saber sobre normalização do trabalho acadêmico, de acordo com a ABNT” e "O que você precisa saber sobre plágio" desenvolvidas pela Câmara Técnica Capacitação em Informação e Tecnologias Educacionais (CapacITE) com vídeos de curta duração disponíveis no canal SIBi UFSCar no YouTube:

Série “O que você precisa saber sobre normalização do trabalho acadêmico, de acordo com a ABNT”:

Videoaula 1: Trabalho acadêmico: definição e importância da normalização (com legenda e LIBRAS)

Slides da apresentação

Videoaula 2: Trabalho acadêmico: parte externa (com legenda e LIBRAS)

Slides da apresentação

Videoaula 3: Trabalho acadêmico: elementos pré-textuais (com legenda e LIBRAS)

Slides da apresentação

Videoaula 4: Trabalho acadêmico: elementos textuais (com legenda e LIBRAS)

Slides da apresentação

Videoaula 5: Trabalho acadêmico: elementos pós-textuais (com legenda e LIBRAS)

Slides da apresentação

Série "O que você precisa saber sobre plágio”:

Videoaula 5: Como citar (com legenda e LIBRAS)

Slides da apresentação

Videoaula 6: Como referenciar (com legenda e LIBRAS)

Slides da apresentação

Tutorial

Você também pode acessar o Tutorial Normas ABNT: busca pelo catálogo Pergamum. Como consultar uma norma da ABNT pelo catálogo Pergamum. Tutorial elaborado pela bibliotecária Cristina Marchetti Maia (SIBi/UFSCar). Disponível no Canal Youtube da B-Ar.

Vancouver

O estilo Vancouver foi criado após uma reunião com editores na cidade de Vancouver (Canadá). Este é um estilo que utiliza números dentro do texto para indicar as citações, padrão que se repete para a ordenação da lista de referências. Atualmente, é utilizado por diversas áreas científicas, mas desde a sua origem é utilizado principalmente em periódicos científicos da área de medicina (INTERNATIONAL COMMITTEE OF MEDICAL JOURNAL EDITORS, 2004).

Fonte principal do estilo Vancouver:

Citing Medicine - The NLM Style Guide for Authors 

Samples of Formatted References for Authors of Journal Articles 

Guia para elaboração de referências Vancouver - ICMJE

APA - American Psychological Association

American Psychological Association (APA) é uma organização científica e profissional que representa a psicologia nos Estados Unidos. A APA desenvolveu um estilo a ser adotado na escrita científica para tornar a escrita mais clara, precisa e inclusiva. O Manual de Publicação da American Psychological Association está em sua sétima edição, que foi publicada em 2020 e é a fonte oficial do Estilo APA. Atualmente é utilizado por diversas áreas do conhecimento, possui um sistema de citação e referência, além de outras orientações para a escrita acadêmica (AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION, 2022).

Norma de Apresentação Tabular

As tabelas (apresentação de dados numéricos) inseridas dentro de um trabalho acadêmico devem seguir a formatação e as especificações indicadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na publicação Normas de apresentação tabular, de 1993.

 

Fontes:

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. About APA style. Washington, DC, mar. 2022. Disponível em: https://apastyle.apa.org/about-apa-style. Acesso em: 6 maio 2022.

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Publication manual of the American Psychological Association, seventh edition (2020). Washington: APA, 2022. Disponível em: https://apastyle.apa.org/about-apa-style. Acesso em: 06 maio 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Quem somos. [Rio de Janeiro], [2022?]. Disponível em: https://www.abnt.org.br/institucional/sobre. Acesso em: 4 maio 2022.

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais