O que é o Acesso Aberto

O termo foi introduzido pela Budapest Open Access Initiative, em fevereiro de 2002. Refere-se ao acesso on-line, sem restrições, a obras e outros recursos. As publicações são digitais, on-line e gratuitas, livres de restrições de direitos autorais e licenciamento.

As publicações científicas de acesso aberto são, normalmente, publicadas em repositórios institucionais ou no site do próprio periódico, de acordo com a política do editor. O Acesso Aberto pode ser realizado por diferentes vias.

Vias para o Acesso Aberto

Via Verde (Green Road Open Access) - O artigo é publicado em qualquer periódico. O autor mantém os direitos autorais e tem permissão para colocar cópias do artigo (versão publicada, preprint - não revisada por pares ou não editada para publicação ou posprint - revisado por pares, mas não formatada para publicação) em um repositório ou em um site próprio. Algumas editoras cobram uma taxa para tornar o artigo Acesso Aberto.

Via Dourada (Gold Road Open Access) - O artigo é publicado em um periódico de Acesso Aberto, que está disponível gratuitamente na web e permite que cópias do artigo sejam arquivadas também em outros lugares. Não há cobrança para bibliotecas e leitores, mas o autor paga uma taxa para publicar o artigo. O pagamento por parte do autor pode ser feito via financiamento da instituição ou bolsa de pesquisa.

Via Diamante (Diamond Road Open Access) - O autor publica o artigo em um periódico ou um repositório, mantém seus direitos autorais e também não há cobrança para biblioteca e leitores e nem para o autor. A revisão acadêmica e a publicação baseiam-se no voluntarismo. São normalmente periódicos dirigidos por associações ou sociedades profissionais e organizações sem fins lucrativos, universidades ou agências governamentais. A forma como esses sistemas são financiados varia de revista para revista e pode incluir taxas de adesão e doações.

Via Híbrida (Hybrid Road Open Access) - Os periódicos publicam os artigos tanto em acesso aberto como na forma tradicional, exigindo dos leitores taxas ou assinaturas. Os artigos de acesso aberto são bancados pelos autores ou patrocinadores da pesquisa.

FONTES:

EMPIRE STATE UNIVERSITY. Open access: Green and Gold Road OA. Saratoga Springs, 21 out. 2020. Disponível em: https://subjectguides.esc.edu/openaccess#:~:text=In%20Green%20Road%20Open%20Access,on%20their%20own%20web%20site. Acesso em: 17 mar. 2022.

SUBER, Peter. Open access. Cambridge, MA: The MIT Press, 2021. (The MIT Press Essential Knowledge Series). Disponível em: https://library.oapen.org/viewer/web/viewer.html?file=/bitstream/handle/20.500.12657/26065/1004020.pdf?sequence=1&isAllowed=yAcesso em: 23 fev. 2022.