Organização e gestão da pesquisa

Gerenciadores de Referências

Os gestores ou gerenciadores de referências são softwares que facilitam a vida acadêmica. Eles permitem armazenar, organizar e compartilhar arquivos e documentos, além de possibilitar a inclusão de citações e referências de forma automática e em diversos estilos bibliográficos. É possível montar uma biblioteca de referências, registros, arquivos e documentos utilizados nas pesquisas e organizá-los de forma prática, inclusive com o recurso de criação de notas e etiquetas auxiliando na recuperação dos mesmos. 

Além de facilitar a organização das referências, os gestores também oferecem outros recursos, como, por exemplo, a criação de grupos para compartilhamento de documentos.  

Os gestores mais utilizados atualmente são o ZoteroMendeleyEndnote e o Endnoteweb. Conheça um pouco mais sobre eles. Em caso de dúvidas entre em contato com a Biblioteca do seu campus.

EndNote Web ou EndNote Basic

Mendeley

Zotero

Saiba mais sobre os gerenciadores de referência: 

KLOCK, A. C. T. et al.  Avaliação de usabilidade de sistemas de gerenciamento de referências bibliográficas. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON INFORMATION SYSTEMS, 12., 2016, Florianópolis, SC. Anais [...]. Florianópolis, 2016. p. 17-20. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbsi/article/view/5999/5897. Acesso em: 21 set. 2021.

SANTOS, F. E. P.; LIMA, J. L.; SANTOS, I. L. Gerenciadores e construtores de referências: um relato das ações desenvolvidas por bibliotecas universitárias. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 27., 2017, Fortaleza. Anais […]. Fortaleza: FEBAB, 2017. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/2703. Acesso em: 21 set. 2021.

YAMAKAWA, E. K. et al. Comparativo dos softwares de gerenciamento de referências bibliográficas: Mendeley, EndNote e Zotero. Transinformação, Campinas, v.26, n.2, maio/ago. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/YCXRcdqjP6gGccddwgzwnCK/?lang=pt. Acesso em: 21 set. 2021.

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais