Estrutura

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal de São Carlos é composto por um  Conselho, uma Diretoria, as quatro bibliotecas da universidade, unidades administrativas e unidades de apoio à gestão.

organograma

Conselho – Co/SIBi: órgão superior, de natureza deliberativa, que tem o objetivo de propor, acompanhar e avaliar a política informacional, gestão, diretrizes e ações para o aperfeiçoamento do SIBi-UFSCar.

Diretoria – Dir/SIBi: órgão executivo que tem por finalidade coordenar e superintender as atividades do SIBi-UFSCar.

Bibliotecas: se constituem em unidades de apoio acadêmico e de prestação de serviços, cuja finalidade principal é suprir as necessidades de informação da comunidade acadêmica, e assegurar a difusão de informações técnico-científicas e culturais, bem como a guarda e preservação do patrimônio público reunido em seus acervos.

Comitê Gestor – CG/SIBi: formado pelos dirigentes das bibliotecas e diretoria do SIBi, é uma instância de trabalho que possui a finalidade de apoiar o planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das ações do Sistema.

Câmaras Técnicas: órgão de assessoramento técnico, de caráter definitivo ou temporário, que possui como finalidade atender as demandas no tocante à área temática que tenha motivado a sua criação.

Divisão de Tecnologia - DiT/SIBi: possui como finalidade apoiar a diretoria do SIBi na elaboração, acompanhamento e avaliação do planejamento estratégico do Sistema, padronizando atividades técnicas e diagnosticando a necessidade de modernização dos produtos, serviços e fluxos de trabalho por meio conhecimento e aplicação de novas tecnologias.

Secretaria de Administração, Finanças e Contratos – SAFC/SIBi: possui como finalidade apoiar a diretoria do SIBi na elaboração, acompanhamento e avaliação do planejamento estratégico do Sistema, apoiando a elaboração e coordenação do orçamento anual, executando o controle financeiro e orçamentário e coordenando os investimentos de aquisição de materiais e serviços.

Secretaria Executiva – SE/SIBi: possui como finalidade apoiar a diretoria do SIBi, prestando apoio administrativo para a Diretoria, Conselho, Comitê Gestor e Câmaras Técnicas do Sistema,  executando rotinas de apoio a gestão dos recursos humanos, e gerenciando processos, documentos e arquivos administrativos.