Quem somos

O Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi-UFSCar) é o órgão responsável por desenvolver de maneira articulada, as políticas de gestão administrativa e informacional, visando apoiar as atividades da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

O SIBi-UFSCar, instituído em 2014 pela Resolução/CoAd nº 069/2014 de 28 de novembro de 2014, é composto pelo Conselho do SIBi (Co/SIBi), Comitê Gestor (CG), Câmaras Técnicas (CT), Diretoria, Divisão de Tecnologia e Difusão da Informação (DiTDI), Departamento de Produção Científica (DePC), Departamento de Produção Gráfica (DePG), e pelas bibliotecas dos 4 campi da UFSCar: Biblioteca Campus Araras - B-Ar; Biblioteca Campus Lagoa do Sino - B-LS; Biblioteca Campus Sorocaba B-So e Biblioteca Comunitária - BCo.

Compete ao SIBi/UFSCar:

1 -Coordenar ações para criar condições adequadas para que as Bibliotecas ofereçam produtos e serviços de informação, se consolidando como espaços de convívio científico, cultural, de inovação, social, inclusivos e diversos;

2 – Desenvolver competência em informação da comunidade acadêmica no desempenho das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação;

3 - Estabelecer políticas, normas e procedimentos para a padronização das atividades técnicas e para a prestação de serviços à comunidade usuária;

4 - Propor a política de formação e desenvolvimento de coleções;

5 - Propor políticas e fluxos visando a gestão do Repositório Institucional e Portal de Periódicos UFSCar;

6 - Coordenar o uso do sistema de gestão do acervo das Bibliotecas e das coleções digitais assinadas pela UFSCar;

7 - Desenvolver ações para garantir a preservação, conservação e segurança de coleções especiais que compõe o acervo das bibliotecas, bem como estabelecer a política para coleções especiais;

8  – Colaborar na elaboração e análise de indicadores da produção científica e tecnológica da UFSCar;

9 – Planejar, elaborar, executar o orçamento destinado ao SIBi e gerir os respectivos recursos financeiros;

10 - Identificar, analisar e selecionar os recursos informacionais e/ou sistemas de informação que visam a atualização do processo de acesso, uso e análise da informação científica e tecnológica  

11 – Favorecer a capacitação das equipes, fornecendo os subsídios para atender às novas demandas da comunidade acadêmica e da sociedade

12 - Cooperar com redes e sistemas de informação, visando ao melhor aproveitamento e racionalização dos recursos disponíveis, integrando-se aos planos de bibliotecas universitárias e programas cooperativos.

13 - Assessorar a Administração Superior da UFSCar, na análise e implementação de propostas de criação, expansão ou fusão de bibliotecas da Universidade.

As Bibliotecas que integram o SIBi/UFSCar oferecem espaços, produtos e serviços que contribuem para suprir as necessidades de informação da comunidade acadêmica e público em geral, promovendo o acesso à informação por meio de seus acervos impressos e recursos informacionais digitais, orientando e promovendo a competência em informação dos usuários contribuindo para o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, oferta atividades de incentivo à cultura, arte, leitura e lazer, por meio de atividades de extensão e projetos em parceria com outras unidades da Universidade.

Missão

Oferecer recursos e serviços informacionais, culturais e de lazer, contribuindo para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, firmando as Bibliotecas como espaços democráticos de acolhimento e de acesso ao conhecimento para a comunidade da UFSCar.

Visão

Colaborar com o desenvolvimento científico, tecnológico e social, por meio da gestão, da disseminação da informação e da oferta de atividades culturais na UFSCar.

Organograma do SIBi

Organograma-SIBi-2023.jpg

Acompanhe o SIBi também pelas redes sociais oficiais