Câmaras Técnicas

As Câmaras Técnicas são órgãos de assessoramento técnico, de caráter definitivo ou temporário, que possui como finalidade atender as demandas no tocante à área temática que tenha motivado a sua criação. É de responsabilidade das Câmaras Técnicas: promover estudos e análises acerca de legislações, normas, fluxos, procedimentos e instruções; elaborar pareceres e notas técnicas; expedir sugestões e recomendações visando ao aprimoramento do SIBi; e exercer as demais atividades inerentes a sua finalidade.

Cada Câmara é composta por servidores do SIBi, podendo apresentar também em sua composição representantes convidados de outras unidades da UFSCar envolvidas com sua temática específica.

 

Permanentes

Câmara Técnica do software Pergamum

Com a migração do software PHL para o Pergamum, as atividades de gestão e manutenção do sistema passaram a ser realizadas pela equipe do SIBi-UFSCar. A CT-Pergamum deu início a atividades de avaliação, de controle de qualidade e de articulação com outras unidades organizacionais. Entre os resultados da CT, destaca-se a parceria com a Secretaria  de Informática (SIn-UFSCar), que viabilizou a carga de dados de unidades organizacionais e de discentes. A partir desta carga, foi eliminada a necessidade de cadastros manuais, agilizando a recepção de novos alunos e garantindo a padronização dos dados entre os sistemas da universidade.

 

Composição: Emilene da Silva Ribeiro (SIBi), Lissandra Pinhatelli de Britto (B-LS), Luciana Tereza R. Vicente Sebin (BCo), Maria Helena Sachi do Amaral (B-Ar) e Milena Polsinelli Rubi (B-So).

Câmara técnica do Repositório Institucional

A CT-RI foi criada com o objetivo de discutir e apontar estratégias e soluções relacionadas a questões técnicas e de gestão, bem como contribuir com a implementação e manutenção do Repositório Institucional (RI-UFSCar). Entre os resultados da CT, destaca-se os esforços em parceria com a SIn-UFSCar para a implementação e gestão do sistema de autodepósito de Teses e Dissertações na UFSCar, instituído a partir de outubro de 2017.

Composição: Denilson de Oliveira Sarvo (SIBi), Lissandra Pinhatelli de Britto (B-LS), Maria Helena Sachi do Amaral (B-Ar), Milena Polsinelli Rubi (B-So) e Ronildo do Santos Prado (BCo).

Câmara técnica de tratamento de informação

A CT-TI foi criada com o objetivo de discutir e apontar estratégias e soluções relacionadas a questões técnicas e de gestão envolvendo o tratamento da informação nas bibliotecas. A CT foi coordenada no ano de 2017 pela Profª. Drª Zaira Regina Zafalon, docente do Departamento de Biblioteconomia e Ciência da Informação (DCI-UFSCar). Destaca-se entre suas atividades a realização de diagnóstico e a padronização do fluxo de trabalho de tratamento técnico realizado pelas bibliotecas do Sistema, visando a melhorias no catálogo do SIBi-UFSCar.

Composição (Membros efetivos): Caroline Periotto (BCo), Lissandra Pinhatelli de Britto (B-LS), Livia de Lima Reis (BCo), Maria Aparecida de Lourdes Mariano (B-So), Maria Helena Sachi do Amaral (B-Ar), Marina Penteado de Freitas (SIBi). Composição (Membros suplentes): André Pereira da Silva (B-So), Arildo José Francisco Martins (B-LS), Claudia de Moraes Barros de Oliveira (BCo), Emilene da Silva Ribeiro (SIBi), Juliane Cristina Luvizotti (B-Ar) e  Regina Helena Vittoreto Garcia Correa (BCo).

Temporárias

Câmara técnica de Aquisição e Desenvolvimento de Coleção: Formada em 2018 a partir das atividades desenvolvidas desde 2017 por um grupo de trabalho do SIBi. Possui como objetivo diagnosticar demandas e dar suporte para a aquisição de bibliografias voltadas aos cursos de graduação da UFSCar, trabalhando com base no novo instrumento de avaliação do MEC. Além da graduação, a CT pretende estender sua atuação para as demandas de aquisição de outras instâncias como a pós-graduação, pesquisa e comunidade externa, criando mecanismos que facilitem a aquisição de obras para as bibliotecas do SIBi.

Composição: Alini Cristiani De Carli Demarchi (B-Ar), Emilene da Silva Ribeiro (SIBi), Lissandra Pinhatelli de Britto (B-LS), Livia Coelho de Mello (BCo) e Rute Aparecida Figueiredo (B-So).