Biblioteca Comunitária

A Biblioteca Comunitária - BCo, em São Carlos, faz parte do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar juntamente com as demais bibliotecas integrantes: Biblioteca Campus Araras – B-Ar, Biblioteca Campus Sorocaba – B-So e Biblioteca Campus Lagoa do Sino – B-LS.

 

bibliotecas-bco-fachada

 

O acervo físico da BCo é composto por 197.079 títulos e contém 315.091 exemplares, compreendendo livros, periódicos, teses e dissertações. O acervo digital da biblioteca contém 365.419 títulos, compreendendo Assinaturas a Bases de Dados, E-books e Repositório Institucional, sendo este tipo de acervo comum às quatro bibliotecas.

Os acervos das Bibliotecas estão disponibilizados em um catálogo global que possibilita a consulta simultânea, ou em cada uma delas.

Dessa forma, o usuário é capaz de localizar a referência bibliográfica de qualquer item do acervo das bibliotecas. O acesso e a consulta são livres e abertos ao público em geral. O empréstimo é permitido para a comunidade acadêmica da UFSCar e também para pessoas residentes no município de São Carlos, incluindo seus distritos administrativos.

O prédio da Biblioteca Comunitária faz parte de um complexo de 9.000 m² composto por Biblioteca, Auditórios, Editora EdUFSCar e Teatro Florestan Fernandes.  

A BCo conta também com Coleções Especiais, que são um conjunto de acervos de personalidades brasileiras renomadas adquiridas ou doadas à UFSCar,  e que se traduzem em importantes contribuições à preservação da história e da memória brasileiras. São elas: Brasiliana; Ruy Barbosa; Ficção Científica; Florestan Fernandes; Henrique Luis Alves; João Roberto Martins; Luís Martins; Revista Ilustração Brasileira; Ulysses Fernandes Nunes; e Coleção Luiz Carlos Prestes.

A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira das 8:00 às 22:00 horas e aos sábados das 8:00 às 14:00 horas.

Telefone: (16) 3351-8135
E-mail: bco@ufscar.br
Site: www.bco.ufscar.br